O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUE FAZ A ANÁLISE DAS AÇÕES SÓCIO-INCLUSIVAS IMPLEMENTADAS PELA PROFESSORA DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA/UEPB, VOLTADAS PARA O ATENDIMENTO E DE DOIS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. COM INTUITO DE NOS LOCALIZARMOS NESTE CONTEXTO FEZ-SE NECESSÁRIO O ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM ESTE TIPO DEFICIÊNCIA DESENVOLVIDAS PELO PODER PÚBLICO, ALÉM DE PESQUISA ETNOGRÁFICA DE CUNHO QUALITATIVO DE QUAIS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PODERIAM SER MAIS ADEQUADAS AO CASO ACIMA. A PESQUISA TEVE COMO PREMISSA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DESTES ALUNOS QUE VEM ACOMPANHADA DE DIVERSAS DIFICULDADES, QUE DEVEM SER ENFRENTADAS E SUPERADAS POR ALUNOS E PROFESSORES. O OBJETIVO PRINCIPAL DESSA PESQUISA É APRESENTAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DESTES ALUNOS COM DEFICIENTE VISUAL COM O INTUITO DE DEMONSTRAR AS DIFICULDADES QUE SURGIRAM EM TAL PROCESSO E CONTRIBUIR PARA A SUA RESOLUÇÃO. PARA TANTO, ADOTAMOS COMO PERSPECTIVA TEÓRICA OS DOCUMENTOS OFICIAIS E AS DIRETRIZES VOLTADAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL RECOMENDADAS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MEC. VERIFICAMOS QUE QUANDO RECEBEM UM ACOMPANHAMENTO EDUCACIONAL ADEQUADO, ESTES ALUNOS TÊM PLENAS CONDIÇÕES DE SUPERAR SUAS DEFICIÊNCIAS, PODENDO ATINGIR NÃO SÓ UMA APRENDIZAGEM INTELECTUAL, MAS PREPARAR-SE PARA A VIDA SOCIAL.