O PRESENTE TRABALHO RELATA UMA PESQUISA DESENVOLVIDA NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA COM INTUITO DE INVESTIGAR OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE O CONCEITO DE SUBSTANCIAS QUÍMICAS IDENTIFICANDO A NATUREZA DESSAS IDEIAS E O CONTEXTO AO QUAL ELAS PODEM ESTAR RELACIONADAS. A PESQUISA FOI REALIZADA NA CIDADE DE GRAVATÁ COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO E TEVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, BUSCA-SE CONSTRUIR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD), POR MEIO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS, BUSCANDO-SE CONTEMPLAR UM TEMA DA QUÍMICA NA PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA. TRABALHO-SE UM ENFOQUE INOVADOR É IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA O CTSA NO DESENVOLVIMENTO DA SD COM UMA PROBLEMÁTICA MUITO IMPORTANTE QUE FOI A ÁGUA. NO DESENVOLVIMENTO DA SD FORAM UTILIZADAS DIFERENTES METODOLOGIAS E FERRAMENTAS, COMO INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS, VÍDEOS. PARA VERIFICAR, SE HOUVE APRENDIZADO SERÁ ANALISADA A FALA DOS ALUNOS E PRA COLETA DA VOZ FOI FEITA GRAVAÇÕES EM ADIO PARA TRANSCRIÇÃO E ANÁLISE, A ANALISE FEITA POR CATEGORIZAÇÃO DE (SILVA, DINIZ 2016). OBSERVOUSE ADICIONALMENTE QUE OS ALUNOS RECONHECERAM A IMPORTÂNCIA SOCIAL E AMBIENTAL NO SEU COTIDIANO.