O SOLO SERVE DE SUBSTRATO PARA A VEGETAÇÃO, SEDIA A CICLAGEM DE NUTRIENTES PARA ANIMAIS E PLANTAS, BEM COMO PARA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E SERVE DE ABRIGO PARA UMA GRANDE BIODIVERSIDADE, DIANTE DE TAMANHA IMPORTÂNCIA É IMPRESCINDÍVEL EXPANDIR O CONHECIMENTO PEDOLÓGICO DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR PRÁTICA E OBJETIVA AO DISCENTE QUE DEVE SER INDUZIDO A CONSTRUIR O SEU CONCEITO E A PARTICIPAR DE FORMA ATIVA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. UTILIZAR AS AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS POSSIBILITA QUE O ENSINO SE TORNE MAIS REAL PARA O ALUNO. PORTANTO A PESQUISA OBJETIVOU DEMONSTRAR COMO A UTILIZAÇÃO DE UMA AULA PRÁTICA PODE AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O SOLO. AS AULAS ACONTECERAM COM ALUNOS DO SEXTO ANO DO PROGRAMA PROAFE E FOI DIVIDIDA EM QUATRO ETAPAS. A INVESTIGAÇÃO PRÉVIA DOS ALUNOS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, REALIZADO AO LONGO DA AULA, FORAM FEITA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO QUE FOI APLICADO NO INÍCIO E FINAL DA AULA. A ANÁLISE E COMPARAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS DEMONSTRARAM QUE HOUVE UMA SIGNIFICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, NA PRIMEIRA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO 12,73% DOS ALUNOS NÃO SABIAM “POR QUE É IMPORTANTE ESTUDAR O SOLO?” E 80% NÃO SABIAM “COMO OCORRE A FORMAÇÃO DO SOLO?” QUANDO REAPLICADO O QUESTIONÁRIO, PODE-SE CONSTATAR QUE AS RESPOSTAS APRESENTARAM SIGNIFICADOS MAIS CONCRETOS, INTERLIGADOS A OUTRAS DISCIPLINAS E AO COTIDIANO DOS ALUNOS. ISSO DEMONSTROU QUE AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS COM OS ESTUDANTES CORROBORARAM COM A VALIDADE DA EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS.