ESTE ARTIGO ABORDA O RESULTADO DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA, CUJO INTERESSE FOI A IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS ENTRAVES PARA A UTILIZAÇÃO DAS TICS NAS ESCOLAS, TOMANDO POR BASE O CHOQUE DE PERCEPÇÕES, VISÕES E INTERESSES ENTRE PROFESSORES E ALUNOS. ANALISA-SE O DISTANCIAMENTO ENTRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A NECESSIDADE REAL DOS ALUNOS. VERIFICA-SE A DIFICULDADE DOS DOCENTES QUE, EM GRANDE MAIORIA, INSISTEM EM MANTER FORA DE SUA PRÁTICA INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS ACESSÍVEIS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS, INCLUSIVE UTILIZANDO DE MEIO DE PUNIÇÃO PARA OS ALUNOS. TENDO COMO OBJETIVO MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL BEM COMO COMPREENDER OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES PERTINENTES A UTILIZAÇÃO DAS TICS EM SALA DE AULA. DESSE MODO, PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, APONTADA POR FACHIN (2006) COMO UMA FONTE INESGOTÁVEL DE CONHECIMENTOS. CONCLUI-SE COM A CERTEZA DA URGÊNCIA DE TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA PARA ADAPTAÇÃO ÀS NECESSIDADES DOS ALUNOS ENQUANTO NATIVOS DIGITAIS.