Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AS PRÁTICAS DE MEMÓRIA AUTORITÁRIA NA CULTURA ESCOLAR DA ESCOLA NORMAL DE CAMPINA GRANDE–PB (1968-1978)

Palavra-chaves: PRÁTICA., MEMÓRIA., CULTURA ESCOLAR, DITADURA MILITAR Pôster (PO) AT 16: O ensino e a pesquisa em História
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      ESSE TRABALHO POR OBJETIVO PROBLEMATIZAR DUAS QUESTÕES CENTRAIS: APRESENTAR O LUGAR DA ESCOLA\r\n
      NORMAL ESTADUAL PADRE EMÍDIO VIANA NO CONTEXTO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CAMPINENSE,\r\n
      ENFATIZANDO SEU SURGIMENTO, SOBRETUDO NO CONTEXTO DE MUDANÇAS QUE PAIRAVAM NA CIDADE DE\r\n
      CAMPINA GRANDE ENTRE O PERÍODO DE 1960 E 1970. TEM COMO FOCO DE ANÁLISE TAMBÉM, PENSAR\r\n
      AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NESTA INSTITUIÇÃO NO ÂMBITO DA DITADURA MILITAR E COMO NAQUELA ÉPOCA\r\n
      O PROJETO DE EDUCAÇÃO DOS GOVERNOS MILITARES TROUXERAM IMPLICAÇÕES E IMPACTOS NAS AÇÕES\r\n
      EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA. DESTE MODO, MARCAMOS O TRAJETO DA ESCOLA A PARTIR DE\r\n
      REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DAS “LEIS ORGÂNICAS DE ENSINO” DE 1946 E AS\r\n
      MUDANÇAS DO PROJETO POLÍTICO EDUCACIONAL DA DITADURA MILITAR. É NOSSA PREMISSA APRESENTAR A\r\n
      CULTURA ESCOLAR NESTE ESPAÇO ESCOLAR, SOBRETUDO, NO PERÍODO CONSIDERADO MAIS AUTORITÁRIO E\r\n
      CONSERVADOR DA PROMULGAÇÃO DO ATO INSTITUCIONAL Nº 5 (1968-1978), NA COMPREENSÃO DE QUE A\r\n
      CULTURA ESCOLAR FOI REPRIMIDA COM O DESÍGNIO DE COIBIR PRÁTICAS CONSIDERADA “IDEOLOGICAMENTE\r\n
      CONTRÁRIA AO REGIME VIGENTE”. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, CUJA FONTE\r\n
      DOCUMENTAL TEM COMO RESPALDO O ARQUIVO JOSÉ AGRIPINO, DO ARQUIVO MUNICIPAL DE CAMPINA\r\n
      GRANDE, DO ESPAÇO CULTURAL E DE JORNAL COMO O DIÁRIO DA BORBOREMA . A PARTIR DA\r\n
      METODOLOGIA DO MÉTODO INDICIÁRIO DO CARLOS GINZBURG, NA BUSCA DE PROBLEMATIZAR AS FONTES\r\n
      NO INTUITO DE RELACIONAR A MEMÓRIA E A CULTURA ESCOLAR. DIALOGAR-SE TAMBÉM COM OS TEÓRICOS\r\n
      DE MEMÓRIA POLLACK (1989) E O NORA (1997), TAMBÉM NO CONCEITO DE CULTURA ESCOLAR\r\n
      COM JULIA (1995) E O BENITO (2017). A ESCOLA É AMBIENTE RICO EM MEMÓRIAS E ASSIM\r\n
      COMO OUTRAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, A ESCOLA NORMAL SENDO UM ESPAÇO DE RELAÇÕES SOCIAIS,\r\n
      CULTURAIS, POLÍTICO E DE PODER EM CAMPINA GRANDE ASSIM FOI ALVO DO PERÍODO SENSÍVEL DA\r\n
      SOCIEDADE CIVIL BRASILEIRA.
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Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

ESSE TRABALHO POR OBJETIVO PROBLEMATIZAR DUAS QUESTÕES CENTRAIS: APRESENTAR O LUGAR DA ESCOLA NORMAL ESTADUAL PADRE EMÍDIO VIANA NO CONTEXTO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CAMPINENSE, ENFATIZANDO SEU SURGIMENTO, SOBRETUDO NO CONTEXTO DE MUDANÇAS QUE PAIRAVAM NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE ENTRE O PERÍODO DE 1960 E 1970. TEM COMO FOCO DE ANÁLISE TAMBÉM, PENSAR AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NESTA INSTITUIÇÃO NO ÂMBITO DA DITADURA MILITAR E COMO NAQUELA ÉPOCA O PROJETO DE EDUCAÇÃO DOS GOVERNOS MILITARES TROUXERAM IMPLICAÇÕES E IMPACTOS NAS AÇÕES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA. DESTE MODO, MARCAMOS O TRAJETO DA ESCOLA A PARTIR DE REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DAS “LEIS ORGÂNICAS DE ENSINO” DE 1946 E AS MUDANÇAS DO PROJETO POLÍTICO EDUCACIONAL DA DITADURA MILITAR. É NOSSA PREMISSA APRESENTAR A CULTURA ESCOLAR NESTE ESPAÇO ESCOLAR, SOBRETUDO, NO PERÍODO CONSIDERADO MAIS AUTORITÁRIO E CONSERVADOR DA PROMULGAÇÃO DO ATO INSTITUCIONAL Nº 5 (1968-1978), NA COMPREENSÃO DE QUE A CULTURA ESCOLAR FOI REPRIMIDA COM O DESÍGNIO DE COIBIR PRÁTICAS CONSIDERADA “IDEOLOGICAMENTE CONTRÁRIA AO REGIME VIGENTE”. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, CUJA FONTE DOCUMENTAL TEM COMO RESPALDO O ARQUIVO JOSÉ AGRIPINO, DO ARQUIVO MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE, DO ESPAÇO CULTURAL E DE JORNAL COMO O DIÁRIO DA BORBOREMA . A PARTIR DA METODOLOGIA DO MÉTODO INDICIÁRIO DO CARLOS GINZBURG, NA BUSCA DE PROBLEMATIZAR AS FONTES NO INTUITO DE RELACIONAR A MEMÓRIA E A CULTURA ESCOLAR. DIALOGAR-SE TAMBÉM COM OS TEÓRICOS DE MEMÓRIA POLLACK (1989) E O NORA (1997), TAMBÉM NO CONCEITO DE CULTURA ESCOLAR COM JULIA (1995) E O BENITO (2017). A ESCOLA É AMBIENTE RICO EM MEMÓRIAS E ASSIM COMO OUTRAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, A ESCOLA NORMAL SENDO UM ESPAÇO DE RELAÇÕES SOCIAIS, CULTURAIS, POLÍTICO E DE PODER EM CAMPINA GRANDE ASSIM FOI ALVO DO PERÍODO SENSÍVEL DA SOCIEDADE CIVIL BRASILEIRA.

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