A ESCOLA CONSTITUI-SE COMO UM ESPAÇO EM QUE HÁ AS INTER-RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE DIFERENTES SUJEITOS, SENDO PORTANTO UM LUGAR NÃO SOMENTE DE ESTUDOS SISTEMÁTICOS, MAS SIM E, SOBRETUDO, UM LUGAR DE CONHECER E ENTENDER UNS AOS OUTROS EM SUAS ESPECIFICIDADES. A PRESENTE PESQUISA TEM POR OBJETIVO TRAZER A BAILA ALGUNS ASPECTOS ABORDADOS PELO AUTOR GADOTTI (2007) NO LIVRO INTITULADO “A ESCOLA E O PROFESSOR: PAULO FREIRE E A PAIXÃO DE ENSINAR”, EM QUE ESTE ELUCIDA QUESTÕES DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA O ENTENDIMENTO DO QUE É ENSINAR NOS DIAS ATUAIS. A METODOLOGIA USADA FOI DESCRITIVA E DOCUMENTAL COM PROCEDIMENTOS MONOGRÁFICA APLICADA A OBRA. OUTROSSIM, O EIXO DAS DISCUSSÕES ENCONTRA-SE EM AFIRMA QUE “A VIABILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE ESTÁ NO FATO DA PRESENÇA FÍSICA E PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NO SEU PROCESSO EDUCATIVO COMO “PROTAGONISTA” DA AÇÃO.” PELA CONSIDERAÇÃO DOS ASPECTOS ANALISADOS PERCEBE-SE ENTÃO QUE A PRESENÇA DOS ENSINAMENTOS DE PAULO FREIRE É ROBUSTA E SE FAZ NECESSÁRIA A PARTIR DO ATO DE LER, RELER E INTERPRETAR A REALIDADE DE MANEIRA CRÍTICA.