Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ESTUDO DO MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME (MCU) UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL

Palavra-chaves: ROBÓTICA, FÍSICA, ENSINO, TECNOLOGIAS Comunicação Oral (CO) AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56830
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 429
    "inscrito_id" => 1384
    "titulo" => "ESTUDO DO MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME (MCU) UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO REFERE-SE A UMA SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA QUE TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL INTEGRAR A ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DO MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME (MCU) UTILIZANDO KITS MINDSTORMS NXT 9797 DA LEGO. ASSIM SENDO, FOI CONSTRUÍDO UM ROBÔ COM SENSOR DE LUZ VISANDO ANALISAR DADOS CAPTADOS PELO MESMO. NA VISUALIZAÇÃO DOS DADOS QUE FORAM BAIXADOS DO MICROCONTROLADOR DO ROBÔ SE NOTOU PICOS DE INTENSIDADE DA LUZ REFLETIDA QUE SE REPETEM EM PERÍODOS APROXIMADAMENTE CONSTANTE. ISSO POSSIBILITOU AOS ESTUDANTES REGISTRAREM O PERÍODO (T) DE REALIZAÇÃO DE UMA VOLTA. CONSEQUENTEMENTE, DETERMINARAM A FREQUÊNCIA, A VELOCIDADE ANGULAR E LINEAR DO BRAÇO DO ROBÔ EM MOVIMENTO CURVILÍNEO. ASSIM COMO, OS ALUNOS FORAM ESTIMULADOS A ESTABELECEREM RELAÇÃO DE PROPORÇÃO ENTRE AS GRANDEZAS PARA QUE EM QUALQUER SITUAÇÃO, SEJA POSSÍVEL CALCULAR A VELOCIDADE ANGULAR E LINEAR DE UM PONTO EM MCU. DESTA FORMA, CONTEÚDOS DE FÍSICA FORAM CONTEXTUALIZADOS VISLUMBRANDO SUPERAR A DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA, QUE DIFICULTA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FÍSICA. ESTA PROPOSTA DIDÁTICA FOI VIVENCIADA COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO MARIA GAYÃO PESSOA GUERRA DE ARAÇOIABA-PE. ENTRE OS RESULTADOS, PERCEBE-SE QUE A REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS USANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA, SIMULTANEAMENTE LIGADA À COMPREENSÃO DE CONCEITOS NO ENSINO DE FÍSICA, PODE SER UMA FERRAMENTA EFICAZ NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA, FÍSICA, ENSINO, TECNOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA4_ID1384_01072019154658.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NALTILENE TEIXEIRA COSTA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NALTILENE"
    "autor_email" => "lenesbel2006@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56830
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 429
    "inscrito_id" => 1384
    "titulo" => "ESTUDO DO MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME (MCU) UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO REFERE-SE A UMA SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA QUE TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL INTEGRAR A ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DO MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME (MCU) UTILIZANDO KITS MINDSTORMS NXT 9797 DA LEGO. ASSIM SENDO, FOI CONSTRUÍDO UM ROBÔ COM SENSOR DE LUZ VISANDO ANALISAR DADOS CAPTADOS PELO MESMO. NA VISUALIZAÇÃO DOS DADOS QUE FORAM BAIXADOS DO MICROCONTROLADOR DO ROBÔ SE NOTOU PICOS DE INTENSIDADE DA LUZ REFLETIDA QUE SE REPETEM EM PERÍODOS APROXIMADAMENTE CONSTANTE. ISSO POSSIBILITOU AOS ESTUDANTES REGISTRAREM O PERÍODO (T) DE REALIZAÇÃO DE UMA VOLTA. CONSEQUENTEMENTE, DETERMINARAM A FREQUÊNCIA, A VELOCIDADE ANGULAR E LINEAR DO BRAÇO DO ROBÔ EM MOVIMENTO CURVILÍNEO. ASSIM COMO, OS ALUNOS FORAM ESTIMULADOS A ESTABELECEREM RELAÇÃO DE PROPORÇÃO ENTRE AS GRANDEZAS PARA QUE EM QUALQUER SITUAÇÃO, SEJA POSSÍVEL CALCULAR A VELOCIDADE ANGULAR E LINEAR DE UM PONTO EM MCU. DESTA FORMA, CONTEÚDOS DE FÍSICA FORAM CONTEXTUALIZADOS VISLUMBRANDO SUPERAR A DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA, QUE DIFICULTA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FÍSICA. ESTA PROPOSTA DIDÁTICA FOI VIVENCIADA COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO MARIA GAYÃO PESSOA GUERRA DE ARAÇOIABA-PE. ENTRE OS RESULTADOS, PERCEBE-SE QUE A REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS USANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA, SIMULTANEAMENTE LIGADA À COMPREENSÃO DE CONCEITOS NO ENSINO DE FÍSICA, PODE SER UMA FERRAMENTA EFICAZ NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA, FÍSICA, ENSINO, TECNOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA4_ID1384_01072019154658.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NALTILENE TEIXEIRA COSTA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NALTILENE"
    "autor_email" => "lenesbel2006@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO REFERE-SE A UMA SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA QUE TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL INTEGRAR A ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DO MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME (MCU) UTILIZANDO KITS MINDSTORMS NXT 9797 DA LEGO. ASSIM SENDO, FOI CONSTRUÍDO UM ROBÔ COM SENSOR DE LUZ VISANDO ANALISAR DADOS CAPTADOS PELO MESMO. NA VISUALIZAÇÃO DOS DADOS QUE FORAM BAIXADOS DO MICROCONTROLADOR DO ROBÔ SE NOTOU PICOS DE INTENSIDADE DA LUZ REFLETIDA QUE SE REPETEM EM PERÍODOS APROXIMADAMENTE CONSTANTE. ISSO POSSIBILITOU AOS ESTUDANTES REGISTRAREM O PERÍODO (T) DE REALIZAÇÃO DE UMA VOLTA. CONSEQUENTEMENTE, DETERMINARAM A FREQUÊNCIA, A VELOCIDADE ANGULAR E LINEAR DO BRAÇO DO ROBÔ EM MOVIMENTO CURVILÍNEO. ASSIM COMO, OS ALUNOS FORAM ESTIMULADOS A ESTABELECEREM RELAÇÃO DE PROPORÇÃO ENTRE AS GRANDEZAS PARA QUE EM QUALQUER SITUAÇÃO, SEJA POSSÍVEL CALCULAR A VELOCIDADE ANGULAR E LINEAR DE UM PONTO EM MCU. DESTA FORMA, CONTEÚDOS DE FÍSICA FORAM CONTEXTUALIZADOS VISLUMBRANDO SUPERAR A DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA, QUE DIFICULTA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FÍSICA. ESTA PROPOSTA DIDÁTICA FOI VIVENCIADA COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO MARIA GAYÃO PESSOA GUERRA DE ARAÇOIABA-PE. ENTRE OS RESULTADOS, PERCEBE-SE QUE A REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS USANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA, SIMULTANEAMENTE LIGADA À COMPREENSÃO DE CONCEITOS NO ENSINO DE FÍSICA, PODE SER UMA FERRAMENTA EFICAZ NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.