O presente artigo trata-se de uma investigação com o tema afetividade desenvolvido no contexto de uma escola pública municipal de Educação Infantil, com a participação de seis educadoras. O trabalho teve como objetivo investigar a relação entre professor e aluno, analisando a influência da afetividade na aprendizagem das crianças, bem como conhecer a compreensão das professoras envolvidas sobre o tema abordado. A investigação tomou como referencia a pesquisa qualitativa e adotou como técnicas de coleta de dados, questionários com perguntas abertas, observações e filmagens. Após a realização da pesquisa, ficou evidenciado que há uma forte preocupação das docentes com o tema pesquisado. Foram deflagrados momentos de interações, trocas afetivas positivas no cotidiano da escola, ao mesmo tempo ficou percebido também que o assunto afetividade não está consolidado pelas docentes, necessitando de que seja acrescentado nas instituições de Educação Infantil programa de formação para que elas construam novos conhecimentos, novos conceitos e reavalie suas práticas pedagógicas. Outro fator percebido foi a ausência de uma equipe pedagógica presente e atuante na escola que é fundamental essa participação no processo educativo e no fortalecimento de propostas pedagógicas de qualidade para a infância.