RESUMOTrata-se nesta pesquisa de uma investigação que visa realizar reflexões e análise sobre a influência das relações afetivas no contexto escolar e no cotidiano da sala de aula de uma escola Municipal, Antônio Barbosa Braga no município de Irauçuba, Ceará, numa turma de 3º ano do fundamental, a partir de observações e análise por nós realizadas, enquanto bolsistas da CAPES inseridos num subprojeto do curso de pedagogia intitulado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. A abordagem da investigação é de cunho qualitativo, exploratória referendados na observação dos sujeitos e na análise documental sobre a temática. Um dos objetivos desta investigação é analisar se as relações afetivas entre professor, aluno e comunidade escolar interferem na construção de aprendizagem desenvolvendo e analisando uma pesquisa bibliográfica sobre a temática afetiva nas construções do conhecimento. O estudo baseou-se nas ideias dos seguintes autores: WALLON (1879-1962), VASCONCELOS (1994), BAUER (2002), FREIRE (1996), SALLA (2011). A partir das experiências vivenciadas por nós e das atividades realizadas no contexto da sala de aula com foco nas relações afetivas, percebeu-se mudança no comportamento dos alunos, como interesse em aprender e desenvolver as atividades propostas em sala. Foi uma experiência muito positiva, encontramos nas relações afetivas e nas atividades lúdicas uma forma alternativa de ensinar, fazendo com que os alunos aprendam em um ambiente mais lúdico.