A LEITURA DOS CONTOS DE FADAS NO CIBERESPAÇO: NOVAS VEREDAS PARA A BUSCA DO SIGNIFICADO DA VIDA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 449 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 257 "inscrito_id" => 1915 "titulo" => "A LEITURA DOS CONTOS DE FADAS NO CIBERESPAÇO: NOVAS VEREDAS PARA A BUSCA DO SIGNIFICADO DA VIDA" "resumo" => "A preocupação com a relação entre leitura literária e novas tecnologias têm sido recorrente atualmente. Vários pesquisadores vêm se dedicando a entender o processo de “inundação” de informações ocasionado pela internet e as implicações desta ferramenta para a formação de leitores (SILVA, 2008). Considerando que os contos de fadas, além de formar leitores, podem ajudar em uma tarefa mais importante e difícil no tocante a criação de crianças, ajudando-as a encontrar sentido em suas vidas (BETTELHEIM, 1980); objetiva-se mostrar neste trabalho que o ciberespaço pode propiciar, através da leitura dos contos de fadas na tela, novas “veredas” para a busca do significado da vida, uma vez que, no espaço da tela, a criança se depara com a junção dinâmica entre texto e outras linguagens (música, imagens, vídeo, etc). Utiliza-se como aparato-teórico os autores: (BETTELHEIM, 1980), (PEREIRA, 2008), (BORGES, 2010), (CHARTIER, 1999). A partir das leituras realizadas e das investigações dos ambientes virtuais onde é recorrente o trabalho com os contos de fadas é possível concluir que algumas páginas virtuais revelam uma preocupação com o lúdico, contribuindo com o dinamismo próprio desse ambiente para que as crianças encontrem significado na vida a partir da interação com o texto na tela." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO" "palavra_chave" => "Leitura na tela, Contos de fada, Significado da vida, Letramento" "idioma" => "Português" "arquivo" => "fd7dee527244d528132d234eaa5922cb_1915.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VANESSA BATISTA LIMA" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanevanebatista@gmail.com" "autor_ies" => "FECLESC-UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 449 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 257 "inscrito_id" => 1915 "titulo" => "A LEITURA DOS CONTOS DE FADAS NO CIBERESPAÇO: NOVAS VEREDAS PARA A BUSCA DO SIGNIFICADO DA VIDA" "resumo" => "A preocupação com a relação entre leitura literária e novas tecnologias têm sido recorrente atualmente. Vários pesquisadores vêm se dedicando a entender o processo de “inundação” de informações ocasionado pela internet e as implicações desta ferramenta para a formação de leitores (SILVA, 2008). Considerando que os contos de fadas, além de formar leitores, podem ajudar em uma tarefa mais importante e difícil no tocante a criação de crianças, ajudando-as a encontrar sentido em suas vidas (BETTELHEIM, 1980); objetiva-se mostrar neste trabalho que o ciberespaço pode propiciar, através da leitura dos contos de fadas na tela, novas “veredas” para a busca do significado da vida, uma vez que, no espaço da tela, a criança se depara com a junção dinâmica entre texto e outras linguagens (música, imagens, vídeo, etc). Utiliza-se como aparato-teórico os autores: (BETTELHEIM, 1980), (PEREIRA, 2008), (BORGES, 2010), (CHARTIER, 1999). A partir das leituras realizadas e das investigações dos ambientes virtuais onde é recorrente o trabalho com os contos de fadas é possível concluir que algumas páginas virtuais revelam uma preocupação com o lúdico, contribuindo com o dinamismo próprio desse ambiente para que as crianças encontrem significado na vida a partir da interação com o texto na tela." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO" "palavra_chave" => "Leitura na tela, Contos de fada, Significado da vida, Letramento" "idioma" => "Português" "arquivo" => "fd7dee527244d528132d234eaa5922cb_1915.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VANESSA BATISTA LIMA" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanevanebatista@gmail.com" "autor_ies" => "FECLESC-UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }