RESUMO: Esse trabalho foi desenvolvido como atividade final do componente curricular Práticas Pedagógicas Programadas I (PPPs), no segundo período do Curso de pedagogia – do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Para tanto, elaboramos um projeto a ser operacionalizado nas etapas posteriores deste componente. Nossa análise está centrada na desmotivação do aluno nas aulas de leitura, em seu processo de ensino-aprendizagem, em que enfocaremos especificamente, os adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma turma de uma escola pública do município de Rafael-Fernandes/RN. Buscando compreender os fatores intrínsecos e extrínsecos da desmotivação discente nas aulas de leitura e também como a prática docente pode colaborar para a aprendizagem significativa dos mesmos, iremos adotar a pesquisa bibliográfica, além de pesquisa de campo, observações da prática docente do professor de Língua Portuguesa e questionários destinados a docentes e discentes. Nossa fundamentação teórica será baseada em autores como Tapia (1999), Guimarães (2001) e Bzuneck (2001). Com bases nesses conhecimentos levantaremos as possíveis hipóteses para detectar as causas/motivos da desmotivação do aluno, e assim, buscaremos estratégias para o aprimoramento do individuo enquanto sujeito ativo no seu processo de aprendizagem.