Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A DESMOTIVAÇÃO DISCENTE EM AULAS DE LEITURA: LANÇANDO UM OLHAR SOBRE A ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: Desmotivação, Relação Professor-aluno, Aprendizagem Comunicação Oral 04 - AVALIAÇÃO E PRÁTICAS ESCOLARES
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 159
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 287
    "inscrito_id" => 462
    "titulo" => "A DESMOTIVAÇÃO DISCENTE EM AULAS DE LEITURA: LANÇANDO UM OLHAR SOBRE A ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "RESUMO: Esse trabalho foi desenvolvido como atividade final do componente curricular Práticas Pedagógicas Programadas I (PPPs), no segundo período do Curso de pedagogia – do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Para tanto, elaboramos um projeto a ser operacionalizado nas etapas posteriores deste componente. Nossa análise está centrada na desmotivação do aluno nas aulas de leitura, em seu processo de ensino-aprendizagem, em que enfocaremos especificamente, os adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma turma de uma escola pública do município de Rafael-Fernandes/RN. Buscando compreender os fatores intrínsecos e extrínsecos da desmotivação discente nas aulas de leitura e também como a prática docente pode colaborar para a aprendizagem significativa dos mesmos, iremos adotar a pesquisa bibliográfica, além de pesquisa de campo, observações da prática docente do professor de Língua Portuguesa e questionários destinados a docentes e discentes. Nossa fundamentação teórica será baseada em autores como Tapia (1999), Guimarães (2001) e Bzuneck (2001). Com bases nesses conhecimentos levantaremos as possíveis hipóteses para detectar as causas/motivos da desmotivação do aluno, e assim, buscaremos estratégias para o aprimoramento do individuo enquanto sujeito ativo no seu processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "04 - AVALIAÇÃO E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "Desmotivação, Relação professor-aluno, Aprendizagem"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "51d92be1c60d1db1d2e5e7a07da55b26.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELENICE ALVES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELENICE"
    "autor_email" => "elenicealves13@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 159
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 287
    "inscrito_id" => 462
    "titulo" => "A DESMOTIVAÇÃO DISCENTE EM AULAS DE LEITURA: LANÇANDO UM OLHAR SOBRE A ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "RESUMO: Esse trabalho foi desenvolvido como atividade final do componente curricular Práticas Pedagógicas Programadas I (PPPs), no segundo período do Curso de pedagogia – do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Para tanto, elaboramos um projeto a ser operacionalizado nas etapas posteriores deste componente. Nossa análise está centrada na desmotivação do aluno nas aulas de leitura, em seu processo de ensino-aprendizagem, em que enfocaremos especificamente, os adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma turma de uma escola pública do município de Rafael-Fernandes/RN. Buscando compreender os fatores intrínsecos e extrínsecos da desmotivação discente nas aulas de leitura e também como a prática docente pode colaborar para a aprendizagem significativa dos mesmos, iremos adotar a pesquisa bibliográfica, além de pesquisa de campo, observações da prática docente do professor de Língua Portuguesa e questionários destinados a docentes e discentes. Nossa fundamentação teórica será baseada em autores como Tapia (1999), Guimarães (2001) e Bzuneck (2001). Com bases nesses conhecimentos levantaremos as possíveis hipóteses para detectar as causas/motivos da desmotivação do aluno, e assim, buscaremos estratégias para o aprimoramento do individuo enquanto sujeito ativo no seu processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "04 - AVALIAÇÃO E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "Desmotivação, Relação professor-aluno, Aprendizagem"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "51d92be1c60d1db1d2e5e7a07da55b26.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELENICE ALVES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELENICE"
    "autor_email" => "elenicealves13@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

RESUMO: Esse trabalho foi desenvolvido como atividade final do componente curricular Práticas Pedagógicas Programadas I (PPPs), no segundo período do Curso de pedagogia – do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Para tanto, elaboramos um projeto a ser operacionalizado nas etapas posteriores deste componente. Nossa análise está centrada na desmotivação do aluno nas aulas de leitura, em seu processo de ensino-aprendizagem, em que enfocaremos especificamente, os adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma turma de uma escola pública do município de Rafael-Fernandes/RN. Buscando compreender os fatores intrínsecos e extrínsecos da desmotivação discente nas aulas de leitura e também como a prática docente pode colaborar para a aprendizagem significativa dos mesmos, iremos adotar a pesquisa bibliográfica, além de pesquisa de campo, observações da prática docente do professor de Língua Portuguesa e questionários destinados a docentes e discentes. Nossa fundamentação teórica será baseada em autores como Tapia (1999), Guimarães (2001) e Bzuneck (2001). Com bases nesses conhecimentos levantaremos as possíveis hipóteses para detectar as causas/motivos da desmotivação do aluno, e assim, buscaremos estratégias para o aprimoramento do individuo enquanto sujeito ativo no seu processo de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.