A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO DOCENTE É DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA CONSTRUÇÃO DO FUTURO PROFISSIONAL QUE ESTÁ EM CONSTANTE PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESTE TRABALHO OBJETIVA-SE ANALISAR COMO SUCEDEU A FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES DE MATEMÁTICA; AVERIGUAR A EXISTÊNCIA DE DICOTOMIA ENTRE AS CADEIRAS PEDAGÓGICAS E AS ESPECÍFICAS NO DECORRER DO CURSO; RELATAR A OCORRÊNCIA DE ARTICULAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA E A REALIDADE PRÁTICA DE SALA DE AULA E VERIFICAR SE OS PROFESSORES ESTÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA. A METODOLOGIA UTILIZADA NO DECORRER DESTE ARTIGO FOI UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E UMA PESQUISA DE CAMPO, NA QUAL SE APLICOU UM QUESTIONÁRIO COM (26) PERGUNTAS, INCLUINDO QUESTÕES DISSERTATIVAS E ABERTAS A PROFESSORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA-PB TOTALIZANDO (10) DOCENTES. CONSTATA-SE QUE A FORMAÇÃO INICIAL DA MAIORIA DOS PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DA PESQUISA FOI SATISFATÓRIA, PORÉM NOTAMOS QUE ALGUNS PONTOS DA FORMAÇÃO, COMO O CONTATO MAIS PRÓXIMO COM OS CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO, QUE SEGUNDO OS DOCENTES NÃO SÃO ABORDADOS SUFICIENTEMENTE NA GRADUAÇÃO. EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO CONTINUADA OS EDUCADORES EVIDENCIARAM A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E DE COMO ELA INTERFEREM NA PRÁTICA DE ENSINO. POR FIM, ESSA INVESTIGAÇÃO PROPORCIONOU UMA REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E DO QUANTO ELE NECESSITA POSSIBILITAR AOS FUTUROS DOCENTES VIVÊNCIAS E APRENDIZAGEM QUE, ALÉM DE DOMINAR OS CONTEÚDOS DO CURSO POSSAM PREPARAR DE FATO PARA O ENSINO DESSA DISCIPLINA.