SENDO A ESCOLA CONSIDERADA UM LOCAL PARA FORMAÇÃO DO CIDADÃO E DE UM PROFISSIONAL PLENAMENTE APTO E CONSCIENTE DE SUAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, OS ESTUDOS DE CASOS, UMA VARIANTE DO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP), SE TORNAM UMA FERRAMENTA PARA QUE OS DISCENTES POSSAM ASSIMILAR MAIS FACILMENTE AS COMPETÊNCIAS QUE DEVEM SER APLICADAS EM SUA ATUAÇÃO EM UM MERCADO DE TRABALHO COMPETITIVO E SELETIVO, COMO TAMBÉM FOMENTAR O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO, ENTRE OUTRAS HABILIDADES. A PARTIR DISSO, UM CASO INVESTIGATIVO DENOMINADO DIABETES MELLITUS FOI DESENVOLVIDO E APLICADO UMA ESCOLA DO INTERIOR PARAIBANO COM DUAS TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO COM OBJETIVO DE INVESTIGAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS E A CAPACIDADE DOS ALUNOS EM TOMAR DECISÕES BASEADAS EM INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA A PARTIR DE APRESENTAÇÕES ORAIS PELOS ALUNOS PARA A RESOLUÇÃO DO CASO. DE FORMA GERAL, PERCEBE-SE A MAIOR INTERAÇÃO E ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, MOTIVADA PELA COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA RESOLUÇÃO DO CASO, BEM COMO A INDICAÇÃO AO DOCENTE DO USO DE PROBLEMAS REAIS E PRÁTICOS GANHAREM DESTREZA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ORDEM SOCIAL.