AS UNIVERSIDADES POSSIBILITAM OS INDIVÍDUOS QUE NELA ESTÃO INSERIDOS A FORMULAREM SABERES E APLICÁ-LOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA SOCIEDADE. NO ENSINO BÁSICO, EM ESPECIAL NAS SÉRIES FINAIS, OS ALUNOS MUITAS VEZES NÃO CONSEGUEM DEMONSTRAR INTERESSE EM APRENDER CIÊNCIA (FÍSICA), DEVIDO A FORMA NA QUAL O COMPONENTE É APRESENTADO A ELES DURANTE O PERÍODO ESCOLAR. OS LABORATÓRIOS DENTRO DAS UNIVERSIDADES, POR EXEMPLO, POSSIBILITAM O ESTUDO DE FENÔMENOS CIENTÍFICOS A PARTIR DE DIFERENTES ABORDAGENS, E, AO MESMO TEMPO QUE TRABALHA EM CONJUNTO PARA A DIVULGAÇÃO DA MESMA, ABRE UM ESPAÇO DE COMPARTILHAMENTO DE DIFERENTES SABERES, CONTRIBUINDO PARA DESPERTAR O INTERESSE EM ALUNOS PARA QUE QUEIRAM ESTUDAR CIÊNCIAS (FÍSICA) NAS UNIVERSIDADES NOS CURSOS DE LICENCIATURA. O OBJETIVO DO PRESENTE ARTIGO É EXPLANAR A IMPORTÂNCIA DA VISITA DE ALGUNS ESTUDANTES DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL E TÉCNICA DA CIDADE DE ITABAIANA À UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA AO MESMO TEMPO QUE REFLETIR A IMPORTÂNCIA DAS UNIVERSIDADES ABRIREM AS SUAS PORTAS PARA VISITAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO ASSIM COMO EXAMINAR A POSSIBILIDADE DE DIVULGAÇÃO DA ÁREA DE CIÊNCIAS (FÍSICA), O CURSO DE LICENCIATURA E OS ESTUDANTES GRADUANDOS DO CURSO.