A PESQUISA CIENTÍFICA VEM TORNANDO-SE UMA IMPORTANTE FERRAMENTA EFICAZ NO QUE TANGE A MECANISMOS DE APRENDIZAGEM, VISTO QUE A INSERÇÃO DESSA PRÁTICA TANTO EM ESCOLAS PÚBLICAS COMO PRIVADAS, ACARRETAM EM BENEFÍCIOS BASTANTE CONSIDERÁVEIS PARA A QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA. UMA DAS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS É O DESENVOLVIMENTO COM A LEITURA E A ESCRITA. DIANTE DESSAS PERSPECTIVAS, ESTE ESCRITO SURGE PARA UMA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE SOBRE A PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO, A PRÁTICA DE PESQUISA AINDA NO ENSINO BÁSICO APONTAM PARA UMA FUTURA GRADUAÇÃO QUALIFICADA, BASEADA EM RELATOS DE EXPERIÊNCIA, GRADUANDOS QUE TIVERAM O CONTATO COM A PESQUISA AFIRMAM UMA CERTA FACILIDADE EM ASPECTOS TÉCNICOS DOS CURSOS. AS VANTAGENS NÃO RESTRINGE A ESSAS ANÁLISES, ESTUDANTES QUE AINDA PARTICIPAM DO ENSINO MÉDIO E TEM EXPERIÊNCIA COM ALGUMAS PESQUISAS RELATAM UM MELHOR DESEMPENHO NAS DEMAIS MATÉRIAS. DIANTE DISSO TEM-SE A NECESSIDADE DE UM OLHAR MAIS CRÍTICO E ATENCIOSO PARA A IMPLANTAÇÃO DE PESQUISAS AINDA NO ENSINO MÉDIO, TENDO POR EFEITOS UMA BOA QUALIFICAÇÃO PARA COMUNIDADE CIENTÍFICA E PARA O MERCADO DE TRABALHO