O DESVELAR DA PRÁTICA DOCENTE É QUALIFICADO COMO UM DOS FATORES FUNDAMENTAIS À UM DESENVOLVIMENTO ESTUDANTIL INTEGRAL, DEDICADO AO MELHORAMENTO DOS MAIS DIVERSIFICADOS ASPECTOS HUMANOS, PODENDO ENCONTRAR ASSIM BASES NOS COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA TAL FINALIDADE, COMPONENTES DENTRE OS QUAIS A EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPA. DESTA FORMA, ESTE ARTIGO OBJETIVOU-SE EM COMPREENDER, DE ACORDO COM AS SIGNIFICAÇÕES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE BOA VISTA, RORAIMA, EM QUE SENTIDO A PRÁTICA DOCENTE COOPERA COM O APRENDIZADO E FORMAÇÃO DOS ALUNOS. COM O INTUITO DE SE ALCANÇAR OS RESULTADOS PRETENDIDOS A FENOMENOLOGIA E O MÉTODO DESCRITIVO FORMARAM A ESTRUTURA METODOLÓGICA. OS DADOS FORAM INTERPRETADOS A PARTIR DOS RECORTES E ORGANIZAÇÃO EM CATEGORIAS, DOS DISCURSOS DOS SUJEITOS PARTICIPANTES, EM MATRIZES IDEOGRÁFICAS E NOMOTÉTICAS, QUE AUXILIARAM NAS INTERPRETAÇÕES DO ENTENDIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE. POR FIM OS RESULTADOS OBTIDOS ATESTAM QUE A PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA SE NORTEIA EM DUAS BASES, O CUIDADO COM FATORES CORPÓREOS E TÉCNICOS E O DESENVOLVIMENTO AMPLO ATINGINDO ÁREAS COMO A COGNIÇÃO, AFEIÇÃO E SOCIABILIDADE. TAIS RESULTADOS POSSIBILITAM ENTENDER A AMPLITUDE DA PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES, ALÉM DE EXPOR O CUIDADO NECESSÁRIO QUE DEVE HAVER PARA QUE ESTE COMPONENTE CURRICULAR NÃO SE CARACTERIZE SOMENTE PELA INSTRUÇÃO FÍSICA, MAS TAMBÉM NÃO SE DESVINCULE DO MOVIMENTO DO CORPO HUMANO.