ESTE TRABALHO DISCUTE A IMPORTÂNCIA E USO DOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS INERENTE AOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS QUE ENVOLVEM A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. FUNDAMENTADO EM EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), PRETENDE-SE, POR MEIO DESTE ARTIGO, ANALISAR A ADIÇÃO TRIVIAL DE AULAS PRÁTICAS E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS REALIZADAS NO ESPAÇO LABORATORIAL, NO QUAL ESTABELECE UMA RELEVANTE INTERAÇÃO E DINAMISMO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELOS ESTUDANTES, DADO QUE TAIS PRÁTICAS DIDÁTICAS PODEM SER UTILIZADAS PARA MAXIMIZAR A VONTADE DE APRENDER E TORNAR INSTIGANTE OS CONTEÚDOS TRABALHADOS PELOS PROFESSORES. COM BASE NESSA ÓTICA, FORAM OBSERVADAS, DURANTE AS AULAS ACOMPANHADAS ATRAVÉS DO PROGRAMA, EXPERIMENTOS E DINÂMICAS COM O INTUITO DE PROPICIAR AOS ESTUDANTES UMA MAIOR INTERAÇÃO E APROXIMAÇÃO DO CONTEÚDO ESTUDADO, BEM COMO A REALIZAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM OS PARTICIPANTES DO PIBID PARA OBTER RESPOSTAS QUANTO AO DESFECHO OBSERVADO POR ELES DURANTE AS ATIVIDADES LABORATORIAIS REALIZADAS, O QUE EVIDENCIOU A RELEVÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS NAS ESCOLAS PARA UMA MELHOR PRÁTICA DE ENSINO.