A HERPETOLOGIA É DIRECIONADA AO ESTUDO DA HERPETOFAUNA (RÉPTEIS E ANFÍBIOS) E NO BRASIL ELA APRESENTA UMA DAS MAIORES BIODIVERSIDADES DO MUNDO. AS ESPÉCIES PARTICIPANTES DESSE GRUPO MOSTRAM UMA AMPLA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA, ALGUMAS SENDO CONSIDERADAS ENDÊMICAS E QUE APRESENTAM UMA GRANDE VARIAÇÃO EM RELAÇÃO A SUAS ECOLOGIAS E MORFOLOGIAS, PODENDO VARIAR NO SEU TAMANHO COMO UMA ESPÉCIE DE ALGUNS CENTÍMETROS PARA GRUPOS QUE CHEGAM A MAIS DE 10 METROS, ISSO PODENDO SER ENCONTRADO ENTRE ESPÉCIES DIFERENTES OU ATÉ DENTRO DOS INDIVÍDUOS PERTENCENTES A UM MESMO GRUPO. A HERPETOLOGIA E A HERPETOFAUNA ACABAM SE TORNANDO ALVO DE DIVERSAS IDEIAS SOB OS CONHECIMENTOS, CRENÇAS E HISTÓRIAS POPULARES APRESENTADAS PELAS PESSOAS QUE MORAM NA REGIÃO. NESSE SENTIDO, ESTE PROJETO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO POETISA VICENTINA FIGUEIREDO VITAL DO RÊGO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE – PB, MAIS PRECISAMENTE COM ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTA II. ESTA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO QUE TEVE COMO FORMA DE COLETA DE DADOS QUESTIONÁRIOS SEMI-ESTRUTURADOS, SENDO APLICADO UM PRÉ-TESTE, LOGO APÓS FORAM MINISTRADAS DUAS PALESTRAS ACERCA DO TEMA E APÓS ESTAS PALESTRAS FORAM APLICADOS OS QUESTIONÁRIOS PÓS TESTE PARA VERIFICAR SE HOUVE APRENDIZADO SIGNIFICATIVO ACERCA DO TEMA. OS DADOS FORAM EXPOSTOS EM FIGURAS E GRÁFICOS ELABORADOS ATRAVÉS DO EXCEL 2010. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRAM QUE A INTERVENÇÃO UTILIZADA SE MOSTROU RELEVANTE PARA O APRENDIZADO, AO MESMO TEMPO EM QUE DEMONSTRA QUE SE DEVE SUBSTITUIR AS AULAS CONVENCIONAIS E INOVAR NO ENSINO.