EJA: AS CIRCUNSTÂNCIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO INICIAL
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 53 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 758 "inscrito_id" => 2342 "titulo" => "EJA: AS CIRCUNSTÂNCIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO INICIAL" "resumo" => "EJA: AS CIRCUNSTÂNCIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO INICIAL Autora: Andréa Carla Barros Gomes- UERN/CAWSL/Assú/RN Orientador: Francisco Canindé da Silva- UERN/CAWSL/Assú/RNRESUMO:Este trabalho tem como objeto de estudo os sujeitos envolvidos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), mais especificamente, os estudantes. Nesse sentido, partimos da inquietação em conhecer esses sujeitos, bem como as diferentes consequências que os leva a procurar uma formação, aqui delimitada como formação inicial. O trabalho foi pautado na necessidade de compreender as diferentes circunstancias que os impulsiona a voltar para a escola e consequentemente para a construção do conhecimento mediado pela busca do \t “aprender a aprender”. Para isso, buscamos nos fundamentos da pesquisa qualitativa a sustentação metodológica, adotando procedimentos de cunho interpretativo e reflexivo, observação-participante, seguida da aplicação de um questionário semiestruturado, permitindo-nos conhecer essas circunstâncias iniciais. Entendemos que cada um tem seu motivo particular de estar na busca por uma formação ou até mesmo uma alfabetização para satisfazer as suas inquietações e consequentemente mudar a realidade até então vivenciada. Durante o período de observação, verificou-se que os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da referida escola possuem uma motivação para freqüentarem aquele espaço. Dentre estes, foi possível constatar o interesse em certificar-se para o mundo do trabalho; melhorar sua linguagem; acessar os as redes sociais da informática e outros apenas para aprender a grafar seu nome e ler vocábulos presentes em seu cotidiano social. Concluímos que as circunstâncias apresentadas definem em parte o perfil destes alunos e impulsiona um redimensionar permanente das práticas dos professores na escola em função daquilo que os alunos jovens e adultos consideram como relevante a sua formação inicial. Palavras-Chaves: EJA. Escolarização. Circunstâncias de aprendizagens." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "15 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA" "palavra_chave" => "Eja, Escolarização, Circunstâncias de aprendizagens" "idioma" => "Espanhol" "arquivo" => "7d7368020607d604339dcda25b7027cc_2342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA CARLA BARROS GOMES" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA GOMES" "autor_email" => "andrea.comcristo@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 53 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 758 "inscrito_id" => 2342 "titulo" => "EJA: AS CIRCUNSTÂNCIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO INICIAL" "resumo" => "EJA: AS CIRCUNSTÂNCIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO INICIAL Autora: Andréa Carla Barros Gomes- UERN/CAWSL/Assú/RN Orientador: Francisco Canindé da Silva- UERN/CAWSL/Assú/RNRESUMO:Este trabalho tem como objeto de estudo os sujeitos envolvidos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), mais especificamente, os estudantes. Nesse sentido, partimos da inquietação em conhecer esses sujeitos, bem como as diferentes consequências que os leva a procurar uma formação, aqui delimitada como formação inicial. O trabalho foi pautado na necessidade de compreender as diferentes circunstancias que os impulsiona a voltar para a escola e consequentemente para a construção do conhecimento mediado pela busca do \t “aprender a aprender”. Para isso, buscamos nos fundamentos da pesquisa qualitativa a sustentação metodológica, adotando procedimentos de cunho interpretativo e reflexivo, observação-participante, seguida da aplicação de um questionário semiestruturado, permitindo-nos conhecer essas circunstâncias iniciais. Entendemos que cada um tem seu motivo particular de estar na busca por uma formação ou até mesmo uma alfabetização para satisfazer as suas inquietações e consequentemente mudar a realidade até então vivenciada. Durante o período de observação, verificou-se que os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da referida escola possuem uma motivação para freqüentarem aquele espaço. Dentre estes, foi possível constatar o interesse em certificar-se para o mundo do trabalho; melhorar sua linguagem; acessar os as redes sociais da informática e outros apenas para aprender a grafar seu nome e ler vocábulos presentes em seu cotidiano social. Concluímos que as circunstâncias apresentadas definem em parte o perfil destes alunos e impulsiona um redimensionar permanente das práticas dos professores na escola em função daquilo que os alunos jovens e adultos consideram como relevante a sua formação inicial. Palavras-Chaves: EJA. Escolarização. Circunstâncias de aprendizagens." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "15 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA" "palavra_chave" => "Eja, Escolarização, Circunstâncias de aprendizagens" "idioma" => "Espanhol" "arquivo" => "7d7368020607d604339dcda25b7027cc_2342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA CARLA BARROS GOMES" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA GOMES" "autor_email" => "andrea.comcristo@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }