O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) visa o aperfeiçoamento dos alunos da graduação em licenciatura para o exercício da docência, ao passo que contribui para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem a partir de práticas educativas inovadoras, que lhe servirão para a qualificação e para o desenvolvimento dos saberes experienciais em exercício nas escolas públicas do Brasil. O corrente trabalho é fruto das atividades desenvolvidas como alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e também bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, criado pela CAPES. O trabalho objetiva trazer uma discussão sobre a formação inicial na ótica da literatura pesquisada nos autores como: Bachelard (1985); Gomes (1997); Nóvoa (1997); Pimenta (2007); Schôn (1997); Tardif (2005), como também a contribuição das atividades desenvolvidas no PIBID para a formação do graduando em Pedagogia no segundo semestre letivo de 2011. Vale referendar que no percurso levaram-se em consideração as especificidades no processo educativo, o que são imprescindíveis para o desenvolvimento da identidade pedagógica. Para facultar a melhor compreensão, o texto está assim organizado: professores em formação (suporte teórico) e as atividades do PIBID na formação do graduando em pedagogia (as contribuições para formação). Finalizando com reflexões sobre a prática educativa para o crescimento do formando em exercício.