EDUCAÇÃO E PRÁTICAS JUVENIS URBANAS: TECENDO SABERES E ENCONTROS
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Esta desenvolveu-se no período compreendido entre julho de 2010 a agosto de 2011, tendo como objetivo central: compreender a influência dos estilos culturais juvenis Rap e Break, para a construção de uma Cultura de Paz no interior de cada grupo pesquisado e nas comunidades onde vivem seus protagonistas, por meio da análise de suas produções musicais e da dança. Sob este aspecto contamos com a colaboração de três grupos juvenis, dois de Raps e um de Break, sendo respectivamente, assim definidos: grupo “A Irmandade”, atuando na vila Bom Jesus e bairro Areias, zona sul da cidade de Teresina, grupo “Relatos Periféricos”, que desenvolve atividades no bairro Vila Operária, zona norte da cidade e o grupo de Break “Afro Soul”, que realiza seus treinos numa escola pública da rede estadual de ensino no bairro Promorar, zona sul da mesma cidade. Tendo como base a pesquisa realizada, este trabalho fundamenta as práticas e fazeres cotidianos de jovens na maioria pobres, negros e periféricos, atores dos cenários urbanos. O mesmo busca compreender e reconhecer a prática cultural Hip Hop (Rap e Break) como ramificação da Diversidade Cultural, produtora de saberes e como expressão dos desejos e potencialidades juvenis. Para tanto, o mesmo fundamenta-se nas discussões propostas por Bernard (2005), Carrano (2003), Dayrell (2005), Diógenes (1998), Oliveira e Sgarbi (2002), Barreto, Araújo e Pereira (2009), dentre outros." 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