PRÁTICAS AVALIATIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 376 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 219 "inscrito_id" => 1983 "titulo" => "PRÁTICAS AVALIATIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "ResumoEsse estudo busca refletir sobre as Práticas avaliativas do Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos no 2º segmento da Escola Municipal Senador Ruy Carneiro, na cidade de Jacaraú - PB. A iniciativa tem por objetivos analisar as diferentes práticas avaliativas do Ensino de História; identificar nessas práticas a importância dos tipos de avaliação; descrever as práticas de avaliação aplicadas e, explicar a sua relevância para o desenvolvimento humano. Para viabilizar as ações investigativas requeridas foi utilizada a pesquisa-ação, o que foi determinante para o estudo das bibliografias, o levantamento de informações e a sistematização, sempre envolvendo educadores locais, almejando a compreensão do tema em foco. Concomitantemente, foi efetivado o trabalho de campo na referida escola, de natureza descritiva e analítica, a partir da utilização de questionários e realização de entrevistas para coleta de dados junto aos alunos e professor, sujeitos participantes dessa pesquisa. O conjunto dessa reflexão contribuiu para termos um conhecimento mais aprofundado sobre o papel da avaliação na disciplina de História, em turmas da Educação de Jovens e Adultos. As avaliações, em especial, as realizadas na disciplina de História, ao fazer parte do processo de ensino aprendizagem dos educandos, devem buscar melhores condições para que esses alunos e alunas da EJA evoluam dentro da educação, seja ela formal ou informal." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "15 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA" "palavra_chave" => "Educação de jovens e adultos, Ensino de história, Avaliação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "572f2a291e40557573295b6b102623dc_1983.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIANA CRISTINA FERREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUZIANA" "autor_email" => "lcluziana@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 376 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 219 "inscrito_id" => 1983 "titulo" => "PRÁTICAS AVALIATIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "ResumoEsse estudo busca refletir sobre as Práticas avaliativas do Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos no 2º segmento da Escola Municipal Senador Ruy Carneiro, na cidade de Jacaraú - PB. A iniciativa tem por objetivos analisar as diferentes práticas avaliativas do Ensino de História; identificar nessas práticas a importância dos tipos de avaliação; descrever as práticas de avaliação aplicadas e, explicar a sua relevância para o desenvolvimento humano. Para viabilizar as ações investigativas requeridas foi utilizada a pesquisa-ação, o que foi determinante para o estudo das bibliografias, o levantamento de informações e a sistematização, sempre envolvendo educadores locais, almejando a compreensão do tema em foco. Concomitantemente, foi efetivado o trabalho de campo na referida escola, de natureza descritiva e analítica, a partir da utilização de questionários e realização de entrevistas para coleta de dados junto aos alunos e professor, sujeitos participantes dessa pesquisa. O conjunto dessa reflexão contribuiu para termos um conhecimento mais aprofundado sobre o papel da avaliação na disciplina de História, em turmas da Educação de Jovens e Adultos. As avaliações, em especial, as realizadas na disciplina de História, ao fazer parte do processo de ensino aprendizagem dos educandos, devem buscar melhores condições para que esses alunos e alunas da EJA evoluam dentro da educação, seja ela formal ou informal." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "15 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA" "palavra_chave" => "Educação de jovens e adultos, Ensino de história, Avaliação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "572f2a291e40557573295b6b102623dc_1983.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIANA CRISTINA FERREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUZIANA" "autor_email" => "lcluziana@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }