GT – 02 Formação de professores e práticas pedagógicasFOUCAULT: O CUIDADO DE SI E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.Robison Raimundo Silva Pereira é professor assistente da Universidade Estadual do Piauí- UESPI – Campus de Floriano.A presente pesquisa aponta o horizonte e reflexão de Foucault, para que se tenha noção da extensão de sua trajetória nas ciências sociais. Com efeito, o objeto desta reflexão, sob a ótica de Foucault, é o “cuidado de si”, com o significado de conjunto de práticas no estoismo romano, emprestando o pensamento de Sêneca. É relevante salientar que pensar sobre o cuidado de si não implica deixar à margem o problema da verdade e do poder, uma vez que são interdependentes. Quer-se dizer, para Foucault, o saber e o poder se relacionam: não há relação de poder sem a constituição de um campo de saber, bem como, reciprocamente, todo saber constitui novas relações de poder. Todo ponto de exercício do poder é, ao mesmo tempo, um lugar de formação de saber. E é essa relação entre saber e poder que demarca, constitui, define e autoriza um dado sujeito, sobretudo, um ator social como o professor. Atualizando a discussão, o cuidado de si, pressupõe na formação docente, como algo para além da aquisição de técnicas e de conhecimento, mas a verdade e o conhecimento como espaço crucial da socialização e da configuração profissional. Sabe-se que não é fácil para muitos professores, a (des)naturalização de conceitos e práticas pedagógicas, mas é preciso estabelecer conflitos entre essas pré-noções para uma educação escolar, onde, por exemplo: as diferenças devam ser o mote as ações pedagógicas e não a tolerância.Palavra-chave. Foucault. Conhecimento. Poder. Cuidado de si. Professor.