INTRODUÇÃO: O propósito deste trabalho é discutir a formação dos estudantes na Universidade, especialmente, dos graduandos do Curso de Pedagogia do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). METODOLOGIA: a compreensão desse processo de formação se dá por meio da análise das narrativas de vida e formação produzidas no contexto da pesquisa “Aprendizagem profissional dos alunos- professores em formação no curso de Pedagogia CAMEAM/UERN (re) construindo saberes sobre o ensino, com alunos ingressantes no semestre 2010.1. No campo da formação trabalhamos com as discussões de Garcia (1999), Candau (2001), Josso (2010) e Santos (2004). E na análise dos dados com Vygotsky ( 2005, 2010), Bakhtin (2002, 2010) e Freire (2006, 2011). RESULTADOS: Nas narrativas analisadas percebemos que a formação dos alunos envolve diferentes espaços formativos tais como: a família, a escola e experiências de vida que contribuem para o amadurecimento e formação contínua dos sujeitos. CONCLUSÕES: com este estudo foi possível apreender os sentidos de formação expressos pelos alunos, bem como os avanços e dificuldades no processo de aprendizagem ao longo no primeiro semestre do curso. Dessa forma foi possível apreender o sentido de formação como experiência de vida e como mudança. A Universidade aparece como espaço formativo que possibilita a continuidade da formação, cujo processo em seus passos iniciais, é permeado de desafios e dificuldades.