MARTINS, Ana Maria Gomes De Sousa et al.. Gestão democrática: escola e mudança. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/40>. Acesso em: 22/12/2024 19:34
Este trabalho aborda a temática gestão democrática: escola e mudança e tem como objetivo analisar como a gestão democrática favorece a inserção de mudanças na escola; pois atualmente, a sociedade vem passando por uma revolução em seu modo de ser e de produzir conhecimento, e neste contexto a escola nem sempre consegue acompanhar esse processo de transformação. Diante disto, esta pesquisa apresenta o resultado de um estudo embasado em autores como Libâneo (2005), Lück (2009), Campos (2010), onde encontrou saberes sobre o conceito, a importância e os tipos de gestão, além de informações sobre a relação escola e mudança e as dificuldades de inserir mudanças na mesma. Procurou saber ainda como a gestão democrática contribui para a qualidade de ensino, como é o processo de formação dos gestores e que ações são realizadas neste contexto de mudança. Esta pesquisa foi desenvolvida em escolas da rede municipal de Timon-MA, onde foram pesquisados gestores e professores. Pelo resultado constatou-se a importância da escola acompanhar as mudanças sociais. A escolar precisa acompanhar as transformações sociais para perceber o tipo de educação requerida pelos seus sujeitos e a gestão escolar, precisa compreender este processo de transformação, em que as mudanças necessitam, antes de tudo, serem democráticas.