Artigo Anais CONACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-0186

A ROTINA DE UM ALUNO COM AUTISMO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO: ENCONTROS E DESENCONTROS

Palavra-chaves: AUTISMO, INCLUSÃO, ESCOLA Relato de Experiência(RE) Psicologia
0 of 0
"2014-04-09 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 5199 "edicao_id" => 17 "trabalho_id" => 24 "inscrito_id" => 1261 "titulo" => "A ROTINA DE UM ALUNO COM AUTISMO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO: ENCONTROS E DESENCONTROS" "resumo" => "Este estudo consiste em um relato de experiência do estágio da disciplina Estágio Básico IV – Processos Educacionais, do 5º período do Curso de Psicologia, da Faculdade Santa Maria do município de Cajazeiras (PB), realizado no período de 24 de outubro a 21 de novembro de 2013. O objetivo deste relato é apresentar a rotina de aula de uma criança autista em escola pública em uma cidade no Sertão Paraibano, atentando para as suas dificuldades de inclusão, e as dificuldades técnicas dos profissionais em lidar com uma criança com este tipo de transtorno. Trata-se de um estudo descritivo e para o desenvolvimento da atividade utilizamos como instrumentos a observação sistemática e entrevistas semiestruturadas com as professoras de classe e a professora da sala de Atendimento Educacional Especializado- AEE. O estágio se desenvolveu em três etapas: Inicialmente foi realizada entrevista com a gestora da escola e a sondagem da possibilidade de observar uma sala de aula do Ensino Fundamental I. Em seguida, deu início a observação de toda a turma. Por fim, no decorrer dos últimos dias de estadas na sala de aula foi escolhido um aluno para ser observado, a partir da percepção da estagiária de psicologia, de modo que o aluno escolhido foi uma criança com autismo que já está na escola há mais três anos. A partir daí, todas as visitas à escola tinha como foco este aluno: sua chegada, suas relações na sala de aula, na escola, seu processo de aprendizagem, suas vivências na sala de AEE, sua relação em casa, seus comportamentos e avanços, assim como a forma que os profissionais lidavam com este aluno. A partir desta experiência, foi possível considerar que ainda há questões que precisam ser pensadas e discutidas pela escola, tais como: o despreparo técnico das profissionais que lidam com a pessoa autista; a ausência de psicóloga e fonoaudióloga para acompanhar o aluno, a falta de estimulo para a interação entre o aluno com autismo e os demais colegas, a metodologia de ensino inapropriada, a falta de conhecimento por parte de todos os profissionais da escola acerca das políticas públicas do autismo e do modo de se conviver com um autista, e, o mais importante, não se percebeu a efetiva inclusão escolar. Concluem-se, deste modo, que é preciso repensar as práticas de inclusão escolar da pessoa autista a partir de pesquisas e estudos que partam das Universidades, faculdades e das escolas a fim de mobilizar toda a comunidade para pensar e agir de modo democrático e equitativo com a pessoa autista, garantindo e preservando os seus direitos.Este estudo consiste em um relato de experiência do estágio da disciplina Estágio Básico IV – Processos Educacionais, do 5º per&" "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Psicologia" "palavra_chave" => "AUTISMO, INCLUSÃO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_3datahora_27_02_2014_09_42_51_idinscrito_1261_aa577cea2d94c55e7b9983b6a684baf8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-09 19:08:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EMANUELA ALVES" "autor_email" => "manu_28rn@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conacis" "edicao_nome" => "Anais CONACIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conacis/2014" "edicao_logo" => "5e48b0ffd111d_16022020000327.png" "edicao_capa" => "5f183ea35f5aa_22072020102659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-04-09 00:00:00" "publicacao_id" => 15 "publicacao_nome" => "Revista CONACIS" "publicacao_codigo" => "2358-0186" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 5199 "edicao_id" => 17 "trabalho_id" => 24 "inscrito_id" => 1261 "titulo" => "A ROTINA DE UM ALUNO COM AUTISMO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO: ENCONTROS E DESENCONTROS" "resumo" => "Este estudo consiste em um relato de experiência do estágio da disciplina Estágio Básico IV – Processos Educacionais, do 5º período do Curso de Psicologia, da Faculdade Santa Maria do município de Cajazeiras (PB), realizado no período de 24 de outubro a 21 de novembro de 2013. O objetivo deste relato é apresentar a rotina de aula de uma criança autista em escola pública em uma cidade no Sertão Paraibano, atentando para as suas dificuldades de inclusão, e as dificuldades técnicas dos profissionais em lidar com uma criança com este tipo de transtorno. Trata-se de um estudo descritivo e para o desenvolvimento da atividade utilizamos como instrumentos a observação sistemática e entrevistas semiestruturadas com as professoras de classe e a professora da sala de Atendimento Educacional Especializado- AEE. O estágio se desenvolveu em três etapas: Inicialmente foi realizada entrevista com a gestora da escola e a sondagem da possibilidade de observar uma sala de aula do Ensino Fundamental I. Em seguida, deu início a observação de toda a turma. Por fim, no decorrer dos últimos dias de estadas na sala de aula foi escolhido um aluno para ser observado, a partir da percepção da estagiária de psicologia, de modo que o aluno escolhido foi uma criança com autismo que já está na escola há mais três anos. A partir daí, todas as visitas à escola tinha como foco este aluno: sua chegada, suas relações na sala de aula, na escola, seu processo de aprendizagem, suas vivências na sala de AEE, sua relação em casa, seus comportamentos e avanços, assim como a forma que os profissionais lidavam com este aluno. A partir desta experiência, foi possível considerar que ainda há questões que precisam ser pensadas e discutidas pela escola, tais como: o despreparo técnico das profissionais que lidam com a pessoa autista; a ausência de psicóloga e fonoaudióloga para acompanhar o aluno, a falta de estimulo para a interação entre o aluno com autismo e os demais colegas, a metodologia de ensino inapropriada, a falta de conhecimento por parte de todos os profissionais da escola acerca das políticas públicas do autismo e do modo de se conviver com um autista, e, o mais importante, não se percebeu a efetiva inclusão escolar. Concluem-se, deste modo, que é preciso repensar as práticas de inclusão escolar da pessoa autista a partir de pesquisas e estudos que partam das Universidades, faculdades e das escolas a fim de mobilizar toda a comunidade para pensar e agir de modo democrático e equitativo com a pessoa autista, garantindo e preservando os seus direitos.Este estudo consiste em um relato de experiência do estágio da disciplina Estágio Básico IV – Processos Educacionais, do 5º per&" "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Psicologia" "palavra_chave" => "AUTISMO, INCLUSÃO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_3datahora_27_02_2014_09_42_51_idinscrito_1261_aa577cea2d94c55e7b9983b6a684baf8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-09 19:08:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EMANUELA ALVES" "autor_email" => "manu_28rn@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conacis" "edicao_nome" => "Anais CONACIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conacis/2014" "edicao_logo" => "5e48b0ffd111d_16022020000327.png" "edicao_capa" => "5f183ea35f5aa_22072020102659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-04-09 00:00:00" "publicacao_id" => 15 "publicacao_nome" => "Revista CONACIS" "publicacao_codigo" => "2358-0186" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 09 de abril de 2014

Resumo

Este estudo consiste em um relato de experiência do estágio da disciplina Estágio Básico IV – Processos Educacionais, do 5º período do Curso de Psicologia, da Faculdade Santa Maria do município de Cajazeiras (PB), realizado no período de 24 de outubro a 21 de novembro de 2013. O objetivo deste relato é apresentar a rotina de aula de uma criança autista em escola pública em uma cidade no Sertão Paraibano, atentando para as suas dificuldades de inclusão, e as dificuldades técnicas dos profissionais em lidar com uma criança com este tipo de transtorno. Trata-se de um estudo descritivo e para o desenvolvimento da atividade utilizamos como instrumentos a observação sistemática e entrevistas semiestruturadas com as professoras de classe e a professora da sala de Atendimento Educacional Especializado- AEE. O estágio se desenvolveu em três etapas: Inicialmente foi realizada entrevista com a gestora da escola e a sondagem da possibilidade de observar uma sala de aula do Ensino Fundamental I. Em seguida, deu início a observação de toda a turma. Por fim, no decorrer dos últimos dias de estadas na sala de aula foi escolhido um aluno para ser observado, a partir da percepção da estagiária de psicologia, de modo que o aluno escolhido foi uma criança com autismo que já está na escola há mais três anos. A partir daí, todas as visitas à escola tinha como foco este aluno: sua chegada, suas relações na sala de aula, na escola, seu processo de aprendizagem, suas vivências na sala de AEE, sua relação em casa, seus comportamentos e avanços, assim como a forma que os profissionais lidavam com este aluno. A partir desta experiência, foi possível considerar que ainda há questões que precisam ser pensadas e discutidas pela escola, tais como: o despreparo técnico das profissionais que lidam com a pessoa autista; a ausência de psicóloga e fonoaudióloga para acompanhar o aluno, a falta de estimulo para a interação entre o aluno com autismo e os demais colegas, a metodologia de ensino inapropriada, a falta de conhecimento por parte de todos os profissionais da escola acerca das políticas públicas do autismo e do modo de se conviver com um autista, e, o mais importante, não se percebeu a efetiva inclusão escolar. Concluem-se, deste modo, que é preciso repensar as práticas de inclusão escolar da pessoa autista a partir de pesquisas e estudos que partam das Universidades, faculdades e das escolas a fim de mobilizar toda a comunidade para pensar e agir de modo democrático e equitativo com a pessoa autista, garantindo e preservando os seus direitos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.