INTRODUÇÃO - O presente trabalho tem por objetivo caracterizar a indisciplina enquanto queixa escolar apresentada por professores em uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Parnaíba-PI. Partindo de um referencial construtivista e sócio-histórico, o psicólogo escolar/educacional utiliza instrumentos científicos para coletar e interpretar dados acerca da realidade da escola, a fim de elaborar diagnóstico institucional e construir estratégias de intervenção frente às demandas levantadas. METODOLOGIA – Foram conduzidas entrevistas semi-dirigidas junto aos professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física, sendo realizadas observações sistemáticas em situação natural durante as aulas, empregando-se a técnica do registro contínuo. A pesquisa integra atividades de estágio em Psicologia desenvolvidas na instituição, servindo de base para elaboração de ações interventivas junto à comunidade escolar. RESULTADOS E DISCUSSÃO – A partir das entrevistas, a indisciplina na escola pode ser caracterizada pela expressão de comportamentos de desobediência a regras, principalmente em relação ao cumprimento das atividades curriculares, tais como: conversar, gritar, manusear aparelho celular, atirar bolas de papel e envolver-se em outra atividade que não a que está sendo solicitada pelo professor. Tais informações são corroboradas pelos registros observacionais, através dos quais é possível contextualizar os problemas com a indisciplina no âmbito da relação professor-aluno, havendo situações em que as mesmas são demarcadas por autoritarismo, agressividade, distanciamento emocional, e, ao mesmo tempo, momentos em que ocorrem interação de caráter afetuoso, acolhida às demandas individuais e mediação de conflitos.