Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ESTÁGIO E DIDÁTICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: Didática, Estágio, Formação, Teoria, Prática Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O presente artigo objetiva registrar e refletir sobre a disciplina de Estágio Supervisionado, enfocando a importância do estágio, porém dando destaque para a didática na formação dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, localizada na cidade de Sobral ao norte do Estado do Ceará. Assim, este trabalho é parte de experiências na docência no ensino superior por ocasião do semestre passado com uma turma de aproximadamente 49 alunos que se matricularam no ano de 2011. Para atingir os objetivos propostos pela pesquisa foram realizadas leituras, estudos, discussões, debates, entrevistas, o uso da coleta de dados, como também a observação participante. Para fundamentar as análises, foram realizados estudos sobre estágio, escola, didática, formação e outros. Nesse percurso investigativo, constatou-se que os alunos estagiários no primeiro momento das atividades do estágio enfrentaram desafios e dificuldades para conseguir entrar na escola e executar as atividades propostas pela disciplina de Estágio Supervisionado, porém após a permissão da gestão da escola os alunos passaram a sentir mais facilidade para o desenvolvimento das tarefas elaboradas para o estágio. Entretanto, no decorrer deste processo de estágio os alunos estagiários passaram a refletir e compreender a didática como elemento fundamental e significativo para um novo sentido de ensino e aprendizagem na formação dos futuros professores, levando em consideração teoria e prática. Contudo, a experiência dos alunos com a prática do estágio garantiu acesso a conhecimentos gerais do cotidiano escolar que devem embasar os processos educacionais associando teoria e prática. Dessa maneira, os futuros professores ao vivenciar esses momentos passaram a perceber/refletir com nitidez as articulações entre as mudanças no mundo da formação docente, nas políticas públicas educacionais e nas transformações profissionais.

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