REFLEXÕES SOBRE OS SABERES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ALFABETIZADORA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 14 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 501 "inscrito_id" => 2589 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE OS SABERES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ALFABETIZADORA" "resumo" => "RESUMOO processo de alfabetização, no contexto atual, apresenta-se de fundamental importância para a inserção do sujeito nas práticas sociais de leitura e escrita, nesse sentido faz se necessário uma prática alfabetizadora condizente com a realidade da sociedade letrada. Considerando esse fato, o estudo apresenta resultados de pesquisa empírica, objetivando analisar as trajetórias de vida profissional de professoras alfabetizadoras para rememorar, numa perspectiva crítico-reflexiva, a produção de seus saberes e fazeres, bem como sobre suas concepções acerca da alfabetização e do ser alfabetizadora no contexto piauiense. Do ponto de vista metodológico, o estudo apoia-se nos pressupostos da abordagem qualitativa de investigação, caracterizando-se como pesquisa narrativa. O desenvolvimento da investigação tem como contexto uma escola pública que atua nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa tem um total de cinco interlocutoras, alfabetizadoras em pleno exercício da profissão, mas nesse artigo será apresentado penas resultados de narrativas de três professoras, em vista do estudo encontrar-se em andamento. Como suporte teórico-metodológico fundamenta-se, em autores como: Brito (2007); Tardif (2002); Soares (2010); Guarnieri (2005), entre outros. Os resultados parciais do estudo revelam que ser professor alfabetizador exige conhecimentos e competências profissionais específicas do processo de alfabetização para o bom desempenho da prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "Saberes docentes, Alfabetização, Prática pedagógica, Pesquisa narrativa" "idioma" => "Português" "arquivo" => "743c41a921516b04afde48bb48e28ce6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA PEREIRA SILVA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adrianapereira1919@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 14 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 501 "inscrito_id" => 2589 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE OS SABERES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ALFABETIZADORA" "resumo" => "RESUMOO processo de alfabetização, no contexto atual, apresenta-se de fundamental importância para a inserção do sujeito nas práticas sociais de leitura e escrita, nesse sentido faz se necessário uma prática alfabetizadora condizente com a realidade da sociedade letrada. Considerando esse fato, o estudo apresenta resultados de pesquisa empírica, objetivando analisar as trajetórias de vida profissional de professoras alfabetizadoras para rememorar, numa perspectiva crítico-reflexiva, a produção de seus saberes e fazeres, bem como sobre suas concepções acerca da alfabetização e do ser alfabetizadora no contexto piauiense. Do ponto de vista metodológico, o estudo apoia-se nos pressupostos da abordagem qualitativa de investigação, caracterizando-se como pesquisa narrativa. O desenvolvimento da investigação tem como contexto uma escola pública que atua nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa tem um total de cinco interlocutoras, alfabetizadoras em pleno exercício da profissão, mas nesse artigo será apresentado penas resultados de narrativas de três professoras, em vista do estudo encontrar-se em andamento. Como suporte teórico-metodológico fundamenta-se, em autores como: Brito (2007); Tardif (2002); Soares (2010); Guarnieri (2005), entre outros. Os resultados parciais do estudo revelam que ser professor alfabetizador exige conhecimentos e competências profissionais específicas do processo de alfabetização para o bom desempenho da prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "Saberes docentes, Alfabetização, Prática pedagógica, Pesquisa narrativa" "idioma" => "Português" "arquivo" => "743c41a921516b04afde48bb48e28ce6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA PEREIRA SILVA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adrianapereira1919@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }