APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DO 3ª ANO DE UMA ESCOLA VINCULADA AO PIBID: UM NOVO PROJETO A PARTIR DIAGNÓSTICO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 405 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 1820 "titulo" => "APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DO 3ª ANO DE UMA ESCOLA VINCULADA AO PIBID: UM NOVO PROJETO A PARTIR DIAGNÓSTICO" "resumo" => "Este trabalho emerge a partir do diagnóstico das atividades desenvolvidas em uma escola pública da cidade de Mossoró/RN, cujo objetivo foi diagnosticar e analisar o nível de aprendizagem dos alunos do 3ª ano do ensino fundamental, quanto às habilidades de leitura e escrita, fazendo uma breve análise com base em descritores da Prova Brasil. Essa escola é parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, esse é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Utilizamos primeiramente a pesquisa bibliográfica com autores que discutem as habilidades e competências em língua portuguesa; após realizamos estudo documental e análise da Prova Brasil. A culminância do trabalho foi à construção de instrumentos para diagnosticar como estão os alunos em relação à leitura e escrita. Constatamos que os 23 alunos: apenas dois não dominavam o sistema de escrita, outros três não dominam a habilidade da leitura; dois alunos ao tentarem responder as questões repetiram-nas; os demais demonstraram compreender os textos apresentados nas atividades. Concluímos que 16 alunos dos vinte e três tem conseguido êxito na aprendizagem do processo da leitura escrita, enquanto sete alunos demonstram dificuldades. Consideramos necessário um repensar sobre os conteúdos e em torno do quê e como se deve trabalhar, para uma aprendizagem que contemple as dificuldades apresentadas. Assim construímos um projeto de leitura chamado “Ateliê Literário: a arte de contar, criar e interpretar” objetivando o refazer das atividades pedagógicas tendo como foco as ações para melhorar o processo ensino-aprendizagem da leitura e escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Análise diagnóstica, Leitura e escrita, Ensino aprendizagem" "idioma" => "Português" "arquivo" => "f2d887e01a80e813d9080038decbbabb.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLEONICE SOARES" "autor_nome_curto" => "CLÉO SOARES" "autor_email" => "cleonice_s@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 405 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 1820 "titulo" => "APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DO 3ª ANO DE UMA ESCOLA VINCULADA AO PIBID: UM NOVO PROJETO A PARTIR DIAGNÓSTICO" "resumo" => "Este trabalho emerge a partir do diagnóstico das atividades desenvolvidas em uma escola pública da cidade de Mossoró/RN, cujo objetivo foi diagnosticar e analisar o nível de aprendizagem dos alunos do 3ª ano do ensino fundamental, quanto às habilidades de leitura e escrita, fazendo uma breve análise com base em descritores da Prova Brasil. Essa escola é parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, esse é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Utilizamos primeiramente a pesquisa bibliográfica com autores que discutem as habilidades e competências em língua portuguesa; após realizamos estudo documental e análise da Prova Brasil. A culminância do trabalho foi à construção de instrumentos para diagnosticar como estão os alunos em relação à leitura e escrita. Constatamos que os 23 alunos: apenas dois não dominavam o sistema de escrita, outros três não dominam a habilidade da leitura; dois alunos ao tentarem responder as questões repetiram-nas; os demais demonstraram compreender os textos apresentados nas atividades. Concluímos que 16 alunos dos vinte e três tem conseguido êxito na aprendizagem do processo da leitura escrita, enquanto sete alunos demonstram dificuldades. Consideramos necessário um repensar sobre os conteúdos e em torno do quê e como se deve trabalhar, para uma aprendizagem que contemple as dificuldades apresentadas. Assim construímos um projeto de leitura chamado “Ateliê Literário: a arte de contar, criar e interpretar” objetivando o refazer das atividades pedagógicas tendo como foco as ações para melhorar o processo ensino-aprendizagem da leitura e escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Análise diagnóstica, Leitura e escrita, Ensino aprendizagem" "idioma" => "Português" "arquivo" => "f2d887e01a80e813d9080038decbbabb.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLEONICE SOARES" "autor_nome_curto" => "CLÉO SOARES" "autor_email" => "cleonice_s@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }