Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A DIDÁTICA NAS DISCIPLINAS DE PRÁTICAS DE ENSINO

Palavra-chaves: Didática., Ensino, Aprendizagem, Formação. Comunicação Oral 30 - DIDÁTICA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 422
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 305
    "titulo" => "A DIDÁTICA NAS DISCIPLINAS DE PRÁTICAS DE ENSINO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como foco de estudo a importância  da didática do professor  nas disciplinas de Práticas de Ensino  na formação dos alunos de licenciatura em Geografia, ministrada na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, localizada ao norte do Estado do Ceará, município de Sobral. Esta instituição oferece vários cursos de licenciaturas dentre eles o de Geografia, a mesma tem 43 anos de fundação. Contudo, tem desenvolvido um importante papel social nessa região, proporcionando oportunidades significativas para formação docente daqueles que têm ingressado no ensino superior desta cidade. Para atingir os objetivos propostos para a pesquisa nas disciplinas de práticas de Ensino foram realizadas leituras, estudos, discussões, debates, o uso da coleta de dados pela oralidade, como também pela observação participante com os alunos do curso supracitado. Para fundamentar as investigações foram realizadas discussões e debates com os teóricos e com os próprios alunos  de licenciatura em Geografia no intuito de compreender os fatos que ocorreram e ocorrem entre a teoria e a prática. Nossas análises apontam  para as percepções dos alunos da licenciatura em Geografia sobre a importância do papel da didática do professor nas disciplinas de Práticas de Ensino, considerando-a como mediadora do conhecimento, possibilitando a reelaboração de novos conhecimentos e saberes,  porém tem com objetivo formar futuros docentes com um entendimento melhor sobre os conteúdos, metodologia, objetivos, de maneira contextualizada numa situação que o aluno possa compreender e refletir sobre fatos do seu dia a dia acadêmico proporcionando uma interação entre professor e aluno, teoria e prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "30 - DIDÁTICA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO"
    "palavra_chave" => "Didática., Ensino, Aprendizagem, Formação."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "2a33a813c57560574213f8808cf80e78_305.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO SOUSA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO SOUSA"
    "autor_email" => "msousa66@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 422
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 305
    "titulo" => "A DIDÁTICA NAS DISCIPLINAS DE PRÁTICAS DE ENSINO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como foco de estudo a importância  da didática do professor  nas disciplinas de Práticas de Ensino  na formação dos alunos de licenciatura em Geografia, ministrada na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, localizada ao norte do Estado do Ceará, município de Sobral. Esta instituição oferece vários cursos de licenciaturas dentre eles o de Geografia, a mesma tem 43 anos de fundação. Contudo, tem desenvolvido um importante papel social nessa região, proporcionando oportunidades significativas para formação docente daqueles que têm ingressado no ensino superior desta cidade. Para atingir os objetivos propostos para a pesquisa nas disciplinas de práticas de Ensino foram realizadas leituras, estudos, discussões, debates, o uso da coleta de dados pela oralidade, como também pela observação participante com os alunos do curso supracitado. Para fundamentar as investigações foram realizadas discussões e debates com os teóricos e com os próprios alunos  de licenciatura em Geografia no intuito de compreender os fatos que ocorreram e ocorrem entre a teoria e a prática. Nossas análises apontam  para as percepções dos alunos da licenciatura em Geografia sobre a importância do papel da didática do professor nas disciplinas de Práticas de Ensino, considerando-a como mediadora do conhecimento, possibilitando a reelaboração de novos conhecimentos e saberes,  porém tem com objetivo formar futuros docentes com um entendimento melhor sobre os conteúdos, metodologia, objetivos, de maneira contextualizada numa situação que o aluno possa compreender e refletir sobre fatos do seu dia a dia acadêmico proporcionando uma interação entre professor e aluno, teoria e prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "30 - DIDÁTICA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO"
    "palavra_chave" => "Didática., Ensino, Aprendizagem, Formação."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "2a33a813c57560574213f8808cf80e78_305.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO SOUSA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO SOUSA"
    "autor_email" => "msousa66@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este trabalho tem como foco de estudo a importância da didática do professor nas disciplinas de Práticas de Ensino na formação dos alunos de licenciatura em Geografia, ministrada na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, localizada ao norte do Estado do Ceará, município de Sobral. Esta instituição oferece vários cursos de licenciaturas dentre eles o de Geografia, a mesma tem 43 anos de fundação. Contudo, tem desenvolvido um importante papel social nessa região, proporcionando oportunidades significativas para formação docente daqueles que têm ingressado no ensino superior desta cidade. Para atingir os objetivos propostos para a pesquisa nas disciplinas de práticas de Ensino foram realizadas leituras, estudos, discussões, debates, o uso da coleta de dados pela oralidade, como também pela observação participante com os alunos do curso supracitado. Para fundamentar as investigações foram realizadas discussões e debates com os teóricos e com os próprios alunos de licenciatura em Geografia no intuito de compreender os fatos que ocorreram e ocorrem entre a teoria e a prática. Nossas análises apontam para as percepções dos alunos da licenciatura em Geografia sobre a importância do papel da didática do professor nas disciplinas de Práticas de Ensino, considerando-a como mediadora do conhecimento, possibilitando a reelaboração de novos conhecimentos e saberes, porém tem com objetivo formar futuros docentes com um entendimento melhor sobre os conteúdos, metodologia, objetivos, de maneira contextualizada numa situação que o aluno possa compreender e refletir sobre fatos do seu dia a dia acadêmico proporcionando uma interação entre professor e aluno, teoria e prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.