SILVA, Maria Do Socorro Sousa E et al.. A didática nas disciplinas de práticas de ensino. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/422>. Acesso em: 21/11/2024 15:59
Este trabalho tem como foco de estudo a importância da didática do professor nas disciplinas de Práticas de Ensino na formação dos alunos de licenciatura em Geografia, ministrada na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, localizada ao norte do Estado do Ceará, município de Sobral. Esta instituição oferece vários cursos de licenciaturas dentre eles o de Geografia, a mesma tem 43 anos de fundação. Contudo, tem desenvolvido um importante papel social nessa região, proporcionando oportunidades significativas para formação docente daqueles que têm ingressado no ensino superior desta cidade. Para atingir os objetivos propostos para a pesquisa nas disciplinas de práticas de Ensino foram realizadas leituras, estudos, discussões, debates, o uso da coleta de dados pela oralidade, como também pela observação participante com os alunos do curso supracitado. Para fundamentar as investigações foram realizadas discussões e debates com os teóricos e com os próprios alunos de licenciatura em Geografia no intuito de compreender os fatos que ocorreram e ocorrem entre a teoria e a prática. Nossas análises apontam para as percepções dos alunos da licenciatura em Geografia sobre a importância do papel da didática do professor nas disciplinas de Práticas de Ensino, considerando-a como mediadora do conhecimento, possibilitando a reelaboração de novos conhecimentos e saberes, porém tem com objetivo formar futuros docentes com um entendimento melhor sobre os conteúdos, metodologia, objetivos, de maneira contextualizada numa situação que o aluno possa compreender e refletir sobre fatos do seu dia a dia acadêmico proporcionando uma interação entre professor e aluno, teoria e prática.