Diante a dificuldade dos discentes que estão cursando o primeiro período de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em identificar moluscos da classe bivalvia, surgiu a ideia de criar uma chave de identificação interativa, com auxílio de software, para facilitar tal atividade. Com o intuito de iniciar o projeto, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica do livro Compendium of brazilian sea shells e os sites World Register of Marine Species (WoRMS) e Conchas Brasil. Estas fontes foram escolhidas pois apresentam famílias e sua localização geográfica, visto como referências mais completas, sendo as fontes mais utilizadas pelos estudantes que buscam classificar qual espécie eles estão trabalhando. Como resultados iniciais, obtivemos uma tabela com 62 famílias catalogadas. A partir disso, estabelecemos que apenas 69,2% das famílias serão utilizadas nos próximos passos da pesquisa, as quais serão úteis para a caracterização morfológica e posteriormente a criação da chave interativa. Neste trabalho em andamento esperamos, com sua conclusão, apresentar uma didática fundamental para o entendimento de classificação das conchas bivalves. Além disso, pretendemos integrar a tecnologia ao ensino da ciência para que haja uma expansão de conhecimento fora dos centros acadêmicos.