O Brasil apresenta infraestrutura de transporte com predominância do modal rodoviário. Segundo dados de 2017 da Confederação Nacional de Transportes (CNT), o Brasil conta com uma malha de 210.618,8 km de estradas pavimentadas. Em contrapartida, dados da CNT revelaram que a malha pavimentada é de apenas 12,2% do total e destas, 61,8% estão em condições regular, ruim ou péssima. Não obstante, o cenário nordestino não é diferente do panorama brasileiro, sobretudo, nas rodovias situadas no interior dos estados. Para tanto, é importante determinar a condição e diagnóstico preciso das patologias encontradas, favorecer a tomada de decisão pelos Governos. Assim, o presente trabalho tem como finalidade apresentar um diagnóstico das patologias encontradas na rodovia RN-263, assimilando pontos onde há maior ocorrência de patologias com as suas possíveis causas, problemas de sinalização (horizontal e vertical) e por fim a apresentação de um plano de manutenção de modo simplificado para a recuperação de pontos críticos. O trecho, objeto de pesquisa, está situado no interior do estado do Rio Grande do Norte, no município de Angicos, foram analisados 6 km a partir do início da rodovia partindo da BR-101. Angicos faz parte da mesorregião Central Potiguar e faz limite com os municípios de Ipanguaçu (oeste), Lajes, Fernando Pedroza e Santana dos Matos (sul), Afonso Bezerra e Pedro Avelino (norte) e Itajá (Sul e oeste). O município tem sua população estimada em 11.549 habitantes para o ano de 2018 (IBGE, 2016). A RN-263 é uma rodovia de pista simples do estado do RN. Pela sua localização geográfica e funcionalidade é considerada uma rodovia de ligação da BR-101 com extensão aproximada de 120 km. As patologias na superfície da rodovia analisadas foram feitas por meio da observação sistemática, pois são de classe superficial, sua terminologia é normatizada pelo do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT 005/2003-TER). O período de análise concentrou-se no período entre outubro e novembro de 2017. Durante a realização do trabalho foram notados diversos tipos de manifestações patológicas durante todo o trecho analisado, tais ocorrências afetam aspectos de segurança para o tráfego de veículos na região. Aliado a esses fenômenos, a falta de sinalização vertical e horizontal, falta ou degradação do meio fio e ausência de um sistema de drenagem implicam em maiores danos na rodovia. A principal manifestação patológica encontrada foram panelas, que iam de pequenos tamanhos (o que indica surgirem a pouco tempo), panelas de tamanho moderados e inclusive panelas que mesmo com reparo continuavam a prejudicar o trânsito. Um fato a ser destacado durante a avaliação é a presença de desgaste e trincas tipo couro de jacarés próximos a lombadas, possivelmente ocasionados pelo esforço repetitivo de frenagem e aceleração nesses pontos. Ainda durante o levantamento foram observados a presença de trincas do tipo vertical e horizontal, fissuras, exsudação, remendos e ondulação. Feito o diagnóstico das patologias encontradas durante o trecho estudado, percebe-se a maior ocorrência de patologias nos pontos de maior circulação de automóveis, situado no centro do município. As patologias hoje presentes não comprometem totalmente o movimento de veículos, porém, se não observado seu estado atual é um problema que tende a se agravar. É de suma importância para a gestão à compreensão de técnicas adequadas para manutenção de pavimentos, de modo a serem implementadas com qualidade a fim de prevenir o retorno dessas patologias, o que geraria um custo ainda maior com manutenção.