Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

VIOLÊNCIA E SAÚDE ESCOLAR NO NORDESTE BRASILEIRO: UMA REVISÃO

Palavra-chaves: BULLYING, ESCOLA, PRECONCEITO Pôster (PO) AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido
"2018-12-07 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 50906
    "edicao_id" => 103
    "trabalho_id" => 452
    "inscrito_id" => 841
    "titulo" => "VIOLÊNCIA E SAÚDE ESCOLAR NO NORDESTE BRASILEIRO: UMA REVISÃO"
    "resumo" => "Introdução: A violência está presente nas instituições de ensino e constitui-se em um grande problema social, ela pode ser vista como um comportamento agressivo entre as relações interpessoais dentro do ambiente escolar, constituída por violência física e psicológica resultando em consequências negativas nas escolas (BECKER; KASSOUF; 2016) O bullying é uma das formas mais notáveis da violência escolar, sendo um grande desafio para gestores, pais e educadores (SALES; SOUSA; 2012). Além do bullying a violência sexual e por identidade de gênero nas escolas se caracterizam como uma grande preocupação, principalmente criando traumas em crianças e adolescentes e isso vêm se mostrado crescente nos últimos anos. Objetivos: Analisar o efeito da violência escolar entre escolares no Nordeste brasileiro e seu potencial reflexo na saúde de crianças e adolescentes, além disso caracterizar os escolares que sofrem violência no Nordeste e as verificar as principais causas de violência nas escolas do Nordeste. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Para a seleção dos artigos foi levado em consideração serem desenvolvidos no Nordeste ou que apresentassem dados pertinentes ao tema. Nas bases de dados Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Periódicos CAPES, foi utilizado os descritores Saúde escolar e Violência, onde a busca de artigos se deu com a junção dos descritores com o termo de busca and gerando um total de 133 resultados. Após leitura de título, resumo e trabalho completo foi selecionado 10 artigos para compor este estudo. Foi analisado principalmente o local de estudo, o tipo de pesquisa realizada, o perfil dos escolares, a quantidade da amostra que compôs cada artigo, os principais tipos de violência sofrida pelos escolares e de que forma a violência pôde afetar na saúde desses indivíduos. Resultados: Cinco dos trabalhos selecionados traziam a realidade nacional em relação a violência e a saúde de escolares, estes fazem parte do trabalho por trazer dados da região Nordeste de maneira detalhada. Estes são artigos de pesquisa do tipo quantiqualitativos, de investigação transversal, explorando dados referente às pesquisas nacionais e de notificações de violência. Os demais trabalhos foram desenvolvidos nos estados de Pernambuco e Paraíba. Dentre as o entrevistado prevaleceu os estudantes de escolas públicas. Em relação a causas de violência que estariam afetando a saúde dos estudantes, foi mencionada pelos autores, com maior destaque as agressões verbais, violência física associado com o bullying, principalmente com relação à orientação sexual, aparência, cor da pele, religião e região de origem. Considerações finais: foi percebido que existe poucos trabalhos que correlaciona a violência e a saúde de estudantes no Nordeste, além disso, muitos dos estudos selecionados utilizavam dados secundários, de pesquisa nacional, foi possível apenas extrair desses artigos uma relação próxima com o Nordeste no que diz respeito aos objetivos do trabalho. Não obstante, é importante destacar ações conjuntas, formadas principalmente por uma equipe multiprofissional, para fornecer suporte a escola e família sobre como intervirem nestas situações adequadamente, com a necessidade de conscientizar os alunos sobre a não realização dessas práticas devido sua repercussão negativa na saúde das vítimas"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "BULLYING, ESCOLA, PRECONCEITO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD4_SA13_ID841_30112018133505.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:38"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:09:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HENRIQUE RAFAEL PONTES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "HENRIQUE PONTES"
    "autor_email" => "henriquepontes027@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conadis"
    "edicao_nome" => "Anais CONADIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018"
    "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png"
    "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00"
    "publicacao_id" => 56
    "publicacao_nome" => "Revista CONADIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 50906
    "edicao_id" => 103
    "trabalho_id" => 452
    "inscrito_id" => 841
    "titulo" => "VIOLÊNCIA E SAÚDE ESCOLAR NO NORDESTE BRASILEIRO: UMA REVISÃO"
    "resumo" => "Introdução: A violência está presente nas instituições de ensino e constitui-se em um grande problema social, ela pode ser vista como um comportamento agressivo entre as relações interpessoais dentro do ambiente escolar, constituída por violência física e psicológica resultando em consequências negativas nas escolas (BECKER; KASSOUF; 2016) O bullying é uma das formas mais notáveis da violência escolar, sendo um grande desafio para gestores, pais e educadores (SALES; SOUSA; 2012). Além do bullying a violência sexual e por identidade de gênero nas escolas se caracterizam como uma grande preocupação, principalmente criando traumas em crianças e adolescentes e isso vêm se mostrado crescente nos últimos anos. Objetivos: Analisar o efeito da violência escolar entre escolares no Nordeste brasileiro e seu potencial reflexo na saúde de crianças e adolescentes, além disso caracterizar os escolares que sofrem violência no Nordeste e as verificar as principais causas de violência nas escolas do Nordeste. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Para a seleção dos artigos foi levado em consideração serem desenvolvidos no Nordeste ou que apresentassem dados pertinentes ao tema. Nas bases de dados Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Periódicos CAPES, foi utilizado os descritores Saúde escolar e Violência, onde a busca de artigos se deu com a junção dos descritores com o termo de busca and gerando um total de 133 resultados. Após leitura de título, resumo e trabalho completo foi selecionado 10 artigos para compor este estudo. Foi analisado principalmente o local de estudo, o tipo de pesquisa realizada, o perfil dos escolares, a quantidade da amostra que compôs cada artigo, os principais tipos de violência sofrida pelos escolares e de que forma a violência pôde afetar na saúde desses indivíduos. Resultados: Cinco dos trabalhos selecionados traziam a realidade nacional em relação a violência e a saúde de escolares, estes fazem parte do trabalho por trazer dados da região Nordeste de maneira detalhada. Estes são artigos de pesquisa do tipo quantiqualitativos, de investigação transversal, explorando dados referente às pesquisas nacionais e de notificações de violência. Os demais trabalhos foram desenvolvidos nos estados de Pernambuco e Paraíba. Dentre as o entrevistado prevaleceu os estudantes de escolas públicas. Em relação a causas de violência que estariam afetando a saúde dos estudantes, foi mencionada pelos autores, com maior destaque as agressões verbais, violência física associado com o bullying, principalmente com relação à orientação sexual, aparência, cor da pele, religião e região de origem. Considerações finais: foi percebido que existe poucos trabalhos que correlaciona a violência e a saúde de estudantes no Nordeste, além disso, muitos dos estudos selecionados utilizavam dados secundários, de pesquisa nacional, foi possível apenas extrair desses artigos uma relação próxima com o Nordeste no que diz respeito aos objetivos do trabalho. Não obstante, é importante destacar ações conjuntas, formadas principalmente por uma equipe multiprofissional, para fornecer suporte a escola e família sobre como intervirem nestas situações adequadamente, com a necessidade de conscientizar os alunos sobre a não realização dessas práticas devido sua repercussão negativa na saúde das vítimas"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "BULLYING, ESCOLA, PRECONCEITO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD4_SA13_ID841_30112018133505.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:38"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:09:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HENRIQUE RAFAEL PONTES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "HENRIQUE PONTES"
    "autor_email" => "henriquepontes027@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conadis"
    "edicao_nome" => "Anais CONADIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018"
    "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png"
    "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00"
    "publicacao_id" => 56
    "publicacao_nome" => "Revista CONADIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

Introdução: A violência está presente nas instituições de ensino e constitui-se em um grande problema social, ela pode ser vista como um comportamento agressivo entre as relações interpessoais dentro do ambiente escolar, constituída por violência física e psicológica resultando em consequências negativas nas escolas (BECKER; KASSOUF; 2016) O bullying é uma das formas mais notáveis da violência escolar, sendo um grande desafio para gestores, pais e educadores (SALES; SOUSA; 2012). Além do bullying a violência sexual e por identidade de gênero nas escolas se caracterizam como uma grande preocupação, principalmente criando traumas em crianças e adolescentes e isso vêm se mostrado crescente nos últimos anos. Objetivos: Analisar o efeito da violência escolar entre escolares no Nordeste brasileiro e seu potencial reflexo na saúde de crianças e adolescentes, além disso caracterizar os escolares que sofrem violência no Nordeste e as verificar as principais causas de violência nas escolas do Nordeste. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Para a seleção dos artigos foi levado em consideração serem desenvolvidos no Nordeste ou que apresentassem dados pertinentes ao tema. Nas bases de dados Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Periódicos CAPES, foi utilizado os descritores Saúde escolar e Violência, onde a busca de artigos se deu com a junção dos descritores com o termo de busca and gerando um total de 133 resultados. Após leitura de título, resumo e trabalho completo foi selecionado 10 artigos para compor este estudo. Foi analisado principalmente o local de estudo, o tipo de pesquisa realizada, o perfil dos escolares, a quantidade da amostra que compôs cada artigo, os principais tipos de violência sofrida pelos escolares e de que forma a violência pôde afetar na saúde desses indivíduos. Resultados: Cinco dos trabalhos selecionados traziam a realidade nacional em relação a violência e a saúde de escolares, estes fazem parte do trabalho por trazer dados da região Nordeste de maneira detalhada. Estes são artigos de pesquisa do tipo quantiqualitativos, de investigação transversal, explorando dados referente às pesquisas nacionais e de notificações de violência. Os demais trabalhos foram desenvolvidos nos estados de Pernambuco e Paraíba. Dentre as o entrevistado prevaleceu os estudantes de escolas públicas. Em relação a causas de violência que estariam afetando a saúde dos estudantes, foi mencionada pelos autores, com maior destaque as agressões verbais, violência física associado com o bullying, principalmente com relação à orientação sexual, aparência, cor da pele, religião e região de origem. Considerações finais: foi percebido que existe poucos trabalhos que correlaciona a violência e a saúde de estudantes no Nordeste, além disso, muitos dos estudos selecionados utilizavam dados secundários, de pesquisa nacional, foi possível apenas extrair desses artigos uma relação próxima com o Nordeste no que diz respeito aos objetivos do trabalho. Não obstante, é importante destacar ações conjuntas, formadas principalmente por uma equipe multiprofissional, para fornecer suporte a escola e família sobre como intervirem nestas situações adequadamente, com a necessidade de conscientizar os alunos sobre a não realização dessas práticas devido sua repercussão negativa na saúde das vítimas

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.