O presente trabalho relata uma experiência inovadora que contribuiu na formação literomusical de crianças e pré-adolescentes criativos/as (poetas/poetisas – criadores/as). As mesmas cursam a Oficina de Música em duas respectivas instituições educacionais de ensino não formal: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Projeto Casa Mônica, ambas instaladas em comunidades com situações de vulnerabilidade social na Cidade de Sumé - PB. Através da obra literária concebida como Plataforma Obra-Game, O Homem do Violino (Kathy Stinson), inspirado na metodologia de Gamificação de Jane McGonigal (2012), foi um game que estimulou a prática de leitura e escrita criativas no cumprimento de cinco (5) fases, a saber: (1)Super Escrita Hipotética, (2)Hiper Leitura Viajante, (3)Mega Partilha de Poderes, (4)Ultra Escrita Criativa e (5)Master Performance Musical, pelo que culminou em uma performance musical coletiva para espectadores/as em um espaço público. Como está proposto em McGonigal (2012), a sistemática do jogo se formou na seguinte estrutura: regras, metas, feedback e voluntariedade. Sendo assim, no decorrer do cumprimento das fases, foram somados pontos, feito feedback de desempenho e vivenciado uma experiência interativa pelo engaje no jogo. A presente abordagem também é uma aplicação da metodologia LerAtos (CompCult/UFCG), que combina e articula poderes da leitura performática, da gamificação e da educação tutorial. Assim, o presente trabalho elevou o horizonte de possibilidades reflexivas e artísticas no âmbito da aula de música para caminhos dialógicos com outras artes, especificamente a literatura, apontando para caminhos literomusicais de ensino, assim como posto em Borges e Paz (2013). A presente pesquisa-ação/game expressou elevado grau de impactos de influencia e representação simbólica diante de critérios/indicadores submetidos em entrevista estruturada baseada no modelo Escala Likert a todos/as os/as quatorze (14) participantes antes e depois da experiência.