O ensino emancipatório é contextualizado nos últimos anos como um tema importante, pois, de maneira globalizada vem relevantemente demonstrando princípios e bases fundamentais para as oportunidades de convivência no âmbito da alfabetização, escrita e aprendizagem, principalmente quando se busca incluir a formação de educandos, através de práticas pedagógicas. Isso, porque vem, diante dos docentes oportunizando o desenvolvimento para o ensino-aprendizagem de alunos no semiárido sofrido, ao mesmo tempo em que torna as características peculiares, apesar dos desejos de vencer os desafios pertinentes como prioridades maiores nas apreciações das estratégias, da relação com o meio ambiente e as culturas políticas, para o aprimoramento de melhorias na qualidade da educação brasileira. Nesta perspectiva, tem sido visto como um interesse crescente a realização de pesquisas sobre a educação emancipatória do país, sobretudo no que enfatiza suas riquezas, potencialidades, limites e características próprias, sendo possível todos (as) buscarem metas e movimentos sociais, para que o ensino emancipatório se torne mais satisfatório e qualitativo, sob uma nova visão de estruturação, um olhar crítico aos problemas pejorativos e uma adequação pedagógica nas culturas alfabetizadas do semiárido. Partindo-se desse olhar, o presente trabalho tem como objetivo analisar o ensino emancipador no semiárido brasileiro. Serão apresentados os principais avanços, desafios e problemas da educação contextualizada nas regiões semiáridas do Brasil. O trabalho foi realizado a partir dos estudos bibliográficos de: Adorno, Carvalho, Silva & De Araújo, Celelli e outros teóricos. Resultados apresentaram que práticas pedagógicas tidas, predominantemente não como facilitadoras pelos educadores para o ensino-aprendizagem, visam uma formação crítica-reflexiva nos educandos das regiões semiáridas. Concluir-se que o ensino emancipador abordado, de forma facilitadora pelos docentes contribui muito para a formação de educandos, dinamizando a formação leitora, os conhecimentos culturais e pedagógicos no contexto das sociedades semiáridas.