1. Introdução
Várias gramíneas têm sido avaliadas, ao longo dos anos, para a formação de pastagens buscando-se, sobretudo, elevada produtividade e persistência. Dentre estas se destaca principalmente o capim-buffel (Cenchrusciliaris L.) que pertence à família Poaceae, para regiões áridas e semiáridas (Moreira et al., 2007). Segundo Oliveira (2005), a cultivar que vem se destacando, desde o início da década de 90, é o Áridus demonstrando boa adaptabilidade às condições edafoclimáticas da região semiárida.
2. Objetivo
O objetivo desse trabalho é avaliar os componentes produtivos, estruturais e morfogênicos do capim buffel irrigado e submetido à adubação orgânica com níveis de esterco de bovino e ovino.
3. Metodologia
O experimento foi conduzido no Instituto Federal de Alagoas, Campus Piranhas. O delineamento experimental foi de blocos casualizados (DBC), em esquema fatorial 2x5, sendo duas fontes de esterco, (bovino e ovino) e cinco doses - 0, 2,5, 5, 7,5 e 10 (t/ha), com três repetições, totalizando 30 unidades experimentais. A gramínea forrageira utilizada foi Cenchrusciliaris Áridus. As variáveis estruturais estimadas foram: comprimento final da lâmina foliar (CFF, mm); número de folhas vivas por perfilho (NFV, folhas perfilho-1); número de perfilhos (NP). As variáveis morfogênicas estimadas foram: taxa de aparecimento foliar (TApF), filocrono (dias folha-1); taxa de alongamento foliar (TAlF, mm dia-1); taxa de alongamento de colmo (TAlC, mm dia-1); taxa de senescência foliar (TSF, mm dia-1); altura do colmo (ALT, cm); relação da massa de lâmina foliar pela massa de colmo (L/C). Os dados do ensaio serão submetidos à análise de variância e regressão, empregando-se o Sisvar.
4. Resultados
De acordo com a análise de variância pelo teste F, não foram constatados diferença estatística para as variáveis produtivas, estruturais e morfogênicas avaliadas, não havendo influência da fonte de adubo, das doses e da interação entre fonte e doses aplicada para as essas características.
5. Considerações Finais
Considerando as características físico-químicas do solo, a aplicação de doses crescentes das duas fontes de esterco não proporcionou um desempenho significativo para as características avaliadas, sendo, portanto, a adubação de fonte animal desnecessária para as condições de fertilidade do solo estudado, pois o capim buffel apresenta desempenho igual quando comparado ao solo que não foi realizado a adubação.