Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA: DESAFIOS APRENDIZAGENS E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: COOPERATIVISMO, SOCIAL, COMUNICAÇÃO Comunicação Oral (CO) AT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem
"2018-12-07 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 50656
    "edicao_id" => 103
    "trabalho_id" => 523
    "inscrito_id" => 539
    "titulo" => "EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA: DESAFIOS APRENDIZAGENS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => """
      Com o crescimento cada vez mais acelerado e a robotização dentro dos sistemas produtivos promovem o desenvolvimento do capitalismo e neste cenário as cooperativas se apresentam como uma alternativa de fortalecimento de diversos setores, tanto produtivos como de serviços. No sistema cooperativista é possível garantir a estabilidade e os direitos trabalhistas, pois a cooperativa cria o mercado de demanda que não seria viável se o produtor trabalhar de maneira individual. Assim, fortalece territórios e promove maior autonomia para as comunidades. E um fator de grande importância para o estabelecimento e prosperidade das cooperativas é o processo de educação cooperativista. Assim o objetivo desse trabalho foi investigas quais os principais entraves que provocam a não ocorrência ou atraso nos processos de educação cooperativista, aprendizagem e comunicação, relações humanas e administrativas na Cooperativa dos produtores agropecuários de Garanhuns - COOPAGA , analisando quais os seus desafios e perspectivas nesses setores. Para o desenvolvimento deste trabalho foram aplicados questionários estruturados e entrevistas tomando como base a metodologia de pesquisa-ação, A aplicação da metodologia implica em uma avaliação da organização a fim de identificar os problemas que impedem o seu desenvolvimento, neste caso a pesquisa-ação não se apresenta como uma solução total dos problemas, mas sim como uma maneira de apontar de forma participativa ações de solução para os problemas encontrados. Os questionários, contendo perguntas abertas e fechadas e entrevistas foram direcionados a atual gestão da COOPAGA e a dez cooperados ativos, podendo apreciar com focos investigativos a partir das respostas: organização, relações humanas, comunicação, e a educação cooperativista. Após analise dos dados gerados na COOPAGA foi possível analisar a dinâmica funcional, a interação entre cooperados, as suas potencialidades e os principais entraves da cooperativa. Podendo ser considerado uma organização forte no setor agrícola na cidade de Garanhuns-PE, é ainda bem alocada e demostra alta capacidade para crescer. No entanto tem como maior desafio estreitar a comunicação entre os cooperados respeitando as diferenças de idade e linguagens. Os entrevistados ao serem abordados sobre o planejamento de atividades em cooperação cerca de 80% não participa das atividades coletivamente. A organização geral de gerenciamento não tem um plano de gestão bem estabelecido e claro, o que provoca confusão no momento da tomada de decisões administrativas da cooperativa, tornado mais dificultoso o processo de relações cooperados e cooperativa e as decisões de ação mais onerosas e demoradas. De acordo com Sousa et. al. ( 2013). Tem como fundamento que este conceito não se limita, apenas, a pregar a doutrina e defender os princípios cooperativistas, mas ir fundo na questão de capacitar os associados para melhorar o nível de participação e interagir no dia a dia da cooperativa, com vistas em viabilizá-la como empresa, dando lhes condições reais de competir no mercado e de promover seu desenvolvimento organizacional, estrutural e econômico. A educação cooperativista é o ponto investigado que apresenta menor desenvolvimento dentro da cooperativa, durante a atual gestão, onde quando questionados sobres à participação ou promoção de eventos relacionados ao tema 70% afirmaram que não tem a participação neste tipo de atividade. Segundo Souza (2013), a\r\n
      educação cooperativista tem dupla finalidade de manifestar sua potencialidade, econômica e social, pois os processos educativos vinculados as cooperativismo são meios pelos quais ocorre a transmissão dos valores orientados para melhor relação e organização do fluxo de informações direcionadas aos associados e públicos afins. Sendo indicado a gestão manter ações de educação, formação e informação que atinja todos os cooperados fazendo com que estes desenvolvam uma cultura cooperativista, vindo a corroborar com a consolidação do empreendimento e o desenvolvimento da agricultura familiar na região.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem"
    "palavra_chave" => "COOPERATIVISMO, SOCIAL, COMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD1_SA1_ID539_30112018232704.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:38"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:09:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PÂMELA RODRIGUES AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "PÂMELA"
    "autor_email" => "pamelar.azevedo@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conadis"
    "edicao_nome" => "Anais CONADIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018"
    "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png"
    "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00"
    "publicacao_id" => 56
    "publicacao_nome" => "Revista CONADIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 50656
    "edicao_id" => 103
    "trabalho_id" => 523
    "inscrito_id" => 539
    "titulo" => "EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA: DESAFIOS APRENDIZAGENS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => """
      Com o crescimento cada vez mais acelerado e a robotização dentro dos sistemas produtivos promovem o desenvolvimento do capitalismo e neste cenário as cooperativas se apresentam como uma alternativa de fortalecimento de diversos setores, tanto produtivos como de serviços. No sistema cooperativista é possível garantir a estabilidade e os direitos trabalhistas, pois a cooperativa cria o mercado de demanda que não seria viável se o produtor trabalhar de maneira individual. Assim, fortalece territórios e promove maior autonomia para as comunidades. E um fator de grande importância para o estabelecimento e prosperidade das cooperativas é o processo de educação cooperativista. Assim o objetivo desse trabalho foi investigas quais os principais entraves que provocam a não ocorrência ou atraso nos processos de educação cooperativista, aprendizagem e comunicação, relações humanas e administrativas na Cooperativa dos produtores agropecuários de Garanhuns - COOPAGA , analisando quais os seus desafios e perspectivas nesses setores. Para o desenvolvimento deste trabalho foram aplicados questionários estruturados e entrevistas tomando como base a metodologia de pesquisa-ação, A aplicação da metodologia implica em uma avaliação da organização a fim de identificar os problemas que impedem o seu desenvolvimento, neste caso a pesquisa-ação não se apresenta como uma solução total dos problemas, mas sim como uma maneira de apontar de forma participativa ações de solução para os problemas encontrados. Os questionários, contendo perguntas abertas e fechadas e entrevistas foram direcionados a atual gestão da COOPAGA e a dez cooperados ativos, podendo apreciar com focos investigativos a partir das respostas: organização, relações humanas, comunicação, e a educação cooperativista. Após analise dos dados gerados na COOPAGA foi possível analisar a dinâmica funcional, a interação entre cooperados, as suas potencialidades e os principais entraves da cooperativa. Podendo ser considerado uma organização forte no setor agrícola na cidade de Garanhuns-PE, é ainda bem alocada e demostra alta capacidade para crescer. No entanto tem como maior desafio estreitar a comunicação entre os cooperados respeitando as diferenças de idade e linguagens. Os entrevistados ao serem abordados sobre o planejamento de atividades em cooperação cerca de 80% não participa das atividades coletivamente. A organização geral de gerenciamento não tem um plano de gestão bem estabelecido e claro, o que provoca confusão no momento da tomada de decisões administrativas da cooperativa, tornado mais dificultoso o processo de relações cooperados e cooperativa e as decisões de ação mais onerosas e demoradas. De acordo com Sousa et. al. ( 2013). Tem como fundamento que este conceito não se limita, apenas, a pregar a doutrina e defender os princípios cooperativistas, mas ir fundo na questão de capacitar os associados para melhorar o nível de participação e interagir no dia a dia da cooperativa, com vistas em viabilizá-la como empresa, dando lhes condições reais de competir no mercado e de promover seu desenvolvimento organizacional, estrutural e econômico. A educação cooperativista é o ponto investigado que apresenta menor desenvolvimento dentro da cooperativa, durante a atual gestão, onde quando questionados sobres à participação ou promoção de eventos relacionados ao tema 70% afirmaram que não tem a participação neste tipo de atividade. Segundo Souza (2013), a\r\n
      educação cooperativista tem dupla finalidade de manifestar sua potencialidade, econômica e social, pois os processos educativos vinculados as cooperativismo são meios pelos quais ocorre a transmissão dos valores orientados para melhor relação e organização do fluxo de informações direcionadas aos associados e públicos afins. Sendo indicado a gestão manter ações de educação, formação e informação que atinja todos os cooperados fazendo com que estes desenvolvam uma cultura cooperativista, vindo a corroborar com a consolidação do empreendimento e o desenvolvimento da agricultura familiar na região.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem"
    "palavra_chave" => "COOPERATIVISMO, SOCIAL, COMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD1_SA1_ID539_30112018232704.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:38"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:09:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PÂMELA RODRIGUES AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "PÂMELA"
    "autor_email" => "pamelar.azevedo@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conadis"
    "edicao_nome" => "Anais CONADIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018"
    "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png"
    "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00"
    "publicacao_id" => 56
    "publicacao_nome" => "Revista CONADIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

Com o crescimento cada vez mais acelerado e a robotização dentro dos sistemas produtivos promovem o desenvolvimento do capitalismo e neste cenário as cooperativas se apresentam como uma alternativa de fortalecimento de diversos setores, tanto produtivos como de serviços. No sistema cooperativista é possível garantir a estabilidade e os direitos trabalhistas, pois a cooperativa cria o mercado de demanda que não seria viável se o produtor trabalhar de maneira individual. Assim, fortalece territórios e promove maior autonomia para as comunidades. E um fator de grande importância para o estabelecimento e prosperidade das cooperativas é o processo de educação cooperativista. Assim o objetivo desse trabalho foi investigas quais os principais entraves que provocam a não ocorrência ou atraso nos processos de educação cooperativista, aprendizagem e comunicação, relações humanas e administrativas na Cooperativa dos produtores agropecuários de Garanhuns - COOPAGA , analisando quais os seus desafios e perspectivas nesses setores. Para o desenvolvimento deste trabalho foram aplicados questionários estruturados e entrevistas tomando como base a metodologia de pesquisa-ação, A aplicação da metodologia implica em uma avaliação da organização a fim de identificar os problemas que impedem o seu desenvolvimento, neste caso a pesquisa-ação não se apresenta como uma solução total dos problemas, mas sim como uma maneira de apontar de forma participativa ações de solução para os problemas encontrados. Os questionários, contendo perguntas abertas e fechadas e entrevistas foram direcionados a atual gestão da COOPAGA e a dez cooperados ativos, podendo apreciar com focos investigativos a partir das respostas: organização, relações humanas, comunicação, e a educação cooperativista. Após analise dos dados gerados na COOPAGA foi possível analisar a dinâmica funcional, a interação entre cooperados, as suas potencialidades e os principais entraves da cooperativa. Podendo ser considerado uma organização forte no setor agrícola na cidade de Garanhuns-PE, é ainda bem alocada e demostra alta capacidade para crescer. No entanto tem como maior desafio estreitar a comunicação entre os cooperados respeitando as diferenças de idade e linguagens. Os entrevistados ao serem abordados sobre o planejamento de atividades em cooperação cerca de 80% não participa das atividades coletivamente. A organização geral de gerenciamento não tem um plano de gestão bem estabelecido e claro, o que provoca confusão no momento da tomada de decisões administrativas da cooperativa, tornado mais dificultoso o processo de relações cooperados e cooperativa e as decisões de ação mais onerosas e demoradas. De acordo com Sousa et. al. ( 2013). Tem como fundamento que este conceito não se limita, apenas, a pregar a doutrina e defender os princípios cooperativistas, mas ir fundo na questão de capacitar os associados para melhorar o nível de participação e interagir no dia a dia da cooperativa, com vistas em viabilizá-la como empresa, dando lhes condições reais de competir no mercado e de promover seu desenvolvimento organizacional, estrutural e econômico. A educação cooperativista é o ponto investigado que apresenta menor desenvolvimento dentro da cooperativa, durante a atual gestão, onde quando questionados sobres à participação ou promoção de eventos relacionados ao tema 70% afirmaram que não tem a participação neste tipo de atividade. Segundo Souza (2013), a educação cooperativista tem dupla finalidade de manifestar sua potencialidade, econômica e social, pois os processos educativos vinculados as cooperativismo são meios pelos quais ocorre a transmissão dos valores orientados para melhor relação e organização do fluxo de informações direcionadas aos associados e públicos afins. Sendo indicado a gestão manter ações de educação, formação e informação que atinja todos os cooperados fazendo com que estes desenvolvam uma cultura cooperativista, vindo a corroborar com a consolidação do empreendimento e o desenvolvimento da agricultura familiar na região.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.