No transcorrer do seu desenvolvimento, o homem tem modificado seu estilo de vida com novas descobertas tecnocientíficas essas que antes eram feitas a partir da integração com o meio ambiente. Ao longo de suas aquisições o homem vem perdendo a noção de inclusão com ambiente, aceitando assim uma consciência egocêntrica que está acarretando no esgotamento dos recursos naturais. O processo de degradação ambiental e a exploração desordenada dos recursos naturais ameaçam a economia, qualidade de vida da população e do meio ambiente; assim o desenvolvimento sustentável constitui uma das prioridades de ação conjunta de toda a sociedade, com a finalidade de suavizar os impactos ambientais em detrimento às atividades indiscriminadas do homem. O presente trabalho tem como objetivo realizar ações voltadas à educação ambiental, mostrando também as ações do órgão ambiental (SUDEMA) no semiárido paraibano, área de atuação que compreende 92 municípios. Deste modo, fomentando a participação da comunidade escolar, sobretudo, nas escolas com a nova tendência de educação com o ensino integral. A realização de eventos de âmbito internacional no Brasil, a exemplo da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como ECO-92, na década de 1990 fez com que a educação ambiental ganhasse maior relevância no Brasil, e recentemente, em 2012 podemos destacar a conferência RIO+20, que teve como objetivo a renovação dos compromissos entre os políticos para o desenvolvimento sustentável e definiu uma agenda sustentável para as próximas décadas, apontando preocupação com as condições de sobrevivência futura do nosso planeta. Este trabalho é fruto de um projeto de Educação Ambiental, que de forma interdisciplinar, está sendo desenvolvido na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Dionísio da Costa (PREMEM), localizada na cidade de Patos-Paraíba. A escola possui parceria com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), onde a equipe de fiscalização do órgão do núcleo regional de Patos está desenvolvendo esse trabalho. Por meio de reuniões que estabeleceu o enfoque de quatro ações continuadas, que compreende: abordagem da legislação ambiental, bem como dados estatísticos e levantamentos dos crimes ambientais praticados no sertão paraibano; construção de uma composteira, implantação da horta ecológica produzida pelos alunos; reutilização de materiais recicláveis, focando o acesso a novas tecnologias; confecção de um álbum de folhas coletadas na própria escola. O projeto iniciou-se em Julho de 2018 e se estenderá até o mês Dezembro do corrente ano, o curso atende a quinze alunos do Ensino Médio. Dessa forma, o projeto vem alcançado o seu objetivo, desempenhando seu papel por meio da educação ambiental. A equipe de atuação, por meio dos instrumentos de medições ambientais, técnicas de captura de animais, vem obtendo os resultados esperados, uma vez que, a consciência ambiental está sendo trabalhada e há percepção na mudança de postura dos alunos quanto às questões ambientais, a equipe além de fazerem parte do órgão SUDEMA de Patos – PB são estudantes do curso de engenharia florestal e Ciências Biológicas da UFCG; Eduarda Loise de Oliveira Figueiredo está desenvolvendo a arborização da escola por meio de arvores nativas da caatinga, Rilsuênia Souto está desenvolvendo o trabalho de identificação das plantas e um álbum de folhas; Rafael Nunes Romano, pensando no desperdício dos restos de alimentos que a escola produz, está desenvolvendo com os alunos uma composteira para a produção de adubo orgânico, que posteriormente será utilizado na horta vertical, Alex Bruno da Silva Farias está desenvolvendo o trabalho de reutilização de materiais recicláveis na construção de uns óculos de Realidade Virtual Aumentada, por fim, o Fiscal Edson Oliveira, está produzindo gaiolas ecológicas e palestras sobre os crimes ambientais e suas consequências.