LETRAMENTO, PATRIMÔNIO CULTURAL E MEMÓRIA: UMA REFLEXÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
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Tem como proposta investigar se/como essa manifestação é trabalhada no ambiente escolar, buscando identificar quais as memórias e representações sociais que os alunos possuem ou não dessa manifestação. A pesquisa intenta realizar a análise no Colégio Municipal Professor Ivo Braga, visto que é a instituição com maior tempo de atividades educativas no município, para tanto propomos também trazer para pesquisa a valorização desse Patrimônio Cultural, dessa maneira propondo o estudo da Educação Patrimonial, sendo essa um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado em patrimônio cultural. Essa ainda visa não somente conhecimento, mas enriquecimento dos estudantes de forma individual e também coletiva. Dessa forma escolheu-se trabalhar com a metodologia de abordagem qualitativa com a perspectiva de um refinamento metodológico em que serão consideradas as manifestações ou expressões humanas e sociais. Também com a Narrativas na Educação, visto que ela permite uma tomada reflexiva, identificando fatos que foram, realmente, constitutivos da própria formação. Partilhar histórias de vida permite a quem conta a sua história, refletir e avaliar um percurso compreendendo o sentido do mesmo entendendo as nuanças desse caminho percorrido e reaprendendo com ele. Uma outra abordagem é utilização da memória, pois com sua preservação pode-se ir além de resgatar o passado, mas compreender as diferenças e reconhecer também os limites da experiência. É necessário ter referenciais fortes que realmente possam construir o momento presente e planejar o futuro, renovar os vínculos, refletindo sobre a história, preservando essa história como também a memória. Com a utilização de entrevistas semiestruturadas, a pesquisa intenta ouvir as memórias dos alunos, construir elos de para a preservação da manifestação e perceber os diferentes letramentos que podem surgir em torno da temática em questão. Para tanto, também é necessário identificar se na escola a Educação Contextualizada é desenvolvida, ouvindo os alunos e investigando os seus letramentos, além dos aspectos culturais, sendo possível acontecer interações para um maior enriquecimento de conhecimentos e dos diferentes saberes, sendo partilhados entre todos. A investigação ainda se encontra no início, porém é possível vislumbrar que o trabalho realizado trará à tona as lembranças dos sujeitos cria uma nova forma de visualizar a manifestação, como patrimônio da cidade, que deve ser preservado para que as novas gerações tenham acesso a esse bem cultural. 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