Muito se fala do crescente desequilíbrio que as ações humanas acarretam ao meio ambiente, por isso, é preciso adotar uma postura de mudanças para que possamos conviver em um ambiente sustentável no presente, bem como para o bem-estar das futuras gerações. É necessário inserir práticas sustentáveis em todos os níveis de ensino da educação básica para que os discentes possam se tornar multiplicadores do conhecimento e dessa forma mudar a realidade no qual está inserido, visto que a região semiárida é conhecida pelas suas características inerentes que requerem uma abordagem social, econômico e política para explorar todas as suas potencialidades. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi analisar o conhecimento e práticas sustentáveis dos alunos de uma escola pública municipal, localizada em Brejinho - Pernambuco sobre temáticas ambientais para convivência no semiárido. A pesquisa foi realizada no município de Brejinho, Pernambuco em uma escola de ensino fundamental: Escola Municipal São Sebastião. Brejinho é um município brasileiro localizado no interior do estado de Pernambuco. Segundo o último censo conta com 7465 habitantes, assumindo a posição de13º município mais populoso da Microrregião do Pajeú. As informações foram coletadas por meio da aplicação de um questionário contendo 10 afirmações. As afirmativas versavam sobre temas ambientais, relacionados a atitudes socioambientais dos alunos, construídas de acordo com a escala de Likert com 5 níveis de respostas: 1- discordo completamente, 2- discordo em grande parte, 3- concordo em parte, 4- concordo em grande parte, 5- concordo completamente.Vivendo em um ambiente onde a seca é constante, os habitantes do semiárido aprenderam a conviver com uma triste realidade advinda dessa situação: escassez de água, mais que isso, de sempre se fazerem presentes em lutas e movimentos sociais e políticos a fim de alguma esperança para mudar o quadro atual em que vivem. Por outro lado, as ações individuais de cada um são muito importantes quando se pretende atingir um todo, por isso que é importante o conhecimento e principalmente a adoção de medidas de sustentabilidade e práticas de educação ambiental no cotidiano, mais ainda que se transformem em agentes de mudanças que visem à melhoria de um melhor convívio na região para todos. Alinhado a essa proposta, pôde-se perceber que os alunos têm conhecimento sobre o potencial solar do semiárido Brasileiro e também da importância do racionamento dos recursos hídricos. Partindo da responsabilidade social, uma maior atenção deve ser dada em relação ao consumo consciente, bem como sobre a diminuição de gases poluentes. Dessa forma, se percebeu que o nível de envolvimento dos alunos entrevistados em práticas ambientais sustentáveis considerando os temas ambientais propostos variou entre estar envolvido em parte e muito, entretanto não conseguiram relacionar certas atitudes como importantes para a sustentabilidade, como por exemplo, o conhecimento e proteção da fauna e flora, consumo consciente, a questão dos gases poluentes e queimadas. Nesse sentido, é necessária uma maior divulgação e conscientização para com esses alunos, fornecendo-lhes uma visão crítica a respeito de todas as práticas cotidianas que afetam o meio ambiente. Ressalta-se ainda a importância da escola nesse processo de formação de cidadãos com uma postura reflexiva e que sejam capazes de proporem soluções para as problemáticas ambientais.