Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

ESTUDO SOCIO-FUNCIONAL E ESTRUTURAL DA UTILIZAÇÃO DE MATA-BURROS EM RODOVIAS VICINAIS NA ZONA RURAL DE ARARUNA, PB

Palavra-chaves: TRANSPORTE, MATA-BURRO, RODOVIAS VICINAIS Comunicação Oral (CO) AT 14 - Problemática urbana no semiárido- conflitos e tensões
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Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

A logística de transporte na zona rural apresenta-se de forma diferente dos grandes centros urbanos, as rodovias vicinais, que são estradas locais, destinadas sobretudo a proporcionar acesso a propriedades lindeiras ou caminho que conectam povoados relativamente pequenos e próximos (DNIT, 2007). Em muitos dos casos, as estradas em zona rural necessitam passar por dentro de algumas propriedades, e tais propriedades contam com animais. A fim de manter os animais dentro dos limites do terreno, constroem-se os mata-burro, dispositivo com a finalidade de desencorajar os animais a saírem de uma delimitação, de forma a evitar que deixem as terras da propriedade e se locomovam para outros locais e rodovias. Outro a aspecto favorável do mata-burro é fato de evitar a parada de veículos a fim abrir cancelas, o que reduz as probabilidades de assalto e outros desconfortos, como o condutor ter que descer do automóvel para abrir e fechar a porteira (ECOPONTES, 2015). Este estudo tem como objetivo ressaltar a importância da utilização de mata-burros na microrregião do Curimataú Oriental, na zona rural do município de Araruna, Paraíba, através de uma análise socio-funcional dos mata-burros presentas nas rodovias vicinais que ligam a zona urbana aos povoados rurais. Classificando-se como um estudo de aspectos qualitativo e descritiva, visto que verifica sua funcionalidade e seus impactos nos povoados aso quais estão inseridos. O estudo também averigua as condições estruturais dos mata-burros analisados, como estado de conservação e integridade do dispositivo. As ferramentas de análise utilizadas foram o levantamento dos dispositivos nas principais estradas vicinais nos arredores da cidade a partir de inspeção, bem como a entrevista com os moradores dos quais circulam por essas estradas todos os dias e os proprietários das terras as quais os mata-burros estão instalados. Para a análise estrutural dos mesmo foi feito um levantamento fotográfico das principais manifestações patológica vista durante a visita a fim de identificar os principais defeitos funcionais e suas possíveis causas. Assim como, verificou a interferência do mata-burro na vida cotidiana do transito rural. A partir de todo o levantamento, analisou-se três mata-burros diferentes. Através de conversas com os habitantes locais, foi possível constatar que dois dos dispositivos encontrados foram construídos há muitos anos e de forma artesanal apenas com pedaços de rocha granítica removidas de locais próximos e com uma pasta cimentante de composição fraca. Já o outro é foi instalado mais recentemente, e conta com uma estrutura totalmente diferente, com peças de metálicas montadas em toda a largura da faixa. No que diz respeito a integridade da estrutura em si, com as fotografias tiradas durante as visitas, foi possível identificar os principais problemas estruturais em algumas partes dos elementos, principalmente em junções de partes, rompimento de peças e desnível na transição do solo para estrutura na estrada. No entanto, todos eles cumprem suas funções normalmente. Também se identificou marcas de um acidente em um dos dispositivos, provavelmente provocado pela falta de sinalização, iluminação no local ou desatenção do condutor. Portanto, pode-se notar a importância dos mata-burros, um dispositivo tão antigo, mas que se inovou e ainda se mostra muito útil e eficiente em zonas rurais. Quanto a estrutura, apesar de antigos e necessitando de algumas manutenções, todos atendem bem sua principal função, que é manter os animais dentro de uma determinada propriedade. Contudo, para o ser humano que transita sob um mata-burro, deve se ter atenção e identifica-los com antecedência, visto que eles não são sinalizados e durante a noite não há iluminação em seu entorno, o que resultar em acidentes. Então o ideal seria sinalizar a presença de tal dispositivo e identificar sua presença com antecedência no trecho.

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