Introdução: A água é um elemento de fundamental relevância para o desenvolvimento econômico e social no meio rural e urbano, principalmente na região semiárida, na qual a média do índice pluviométrico é de 750 mm anuais (INSA, 2012). Entretanto, esse bem se encontra ameaçado, sendo imperativo o estabelecimento de uma gestão eficiente dos recursos hídricos. Um dos problemas relacionados a água é a falta de saneamento em diversas regiões do país, visto que, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA, 2013), apenas 62% da população é atendida por este serviço, isso contribui para a contaminação de rios e mananciais.
Objetivos: Realizar o tratamento biológico e térmico das águas residuais do IFAL - Campus Piranhas, bem como monitorar a qualidade da água de reúso através de análise microbiológica para utilização na agricultura com base nos parâmetros exigidos na legislação.
Metodologia: Para o tratamento biológico das águas residuais foi montado um sistema de filtragem no qual três tambores foram instalados formando filtros anaeróbios de fluxo ascendente, onde o esgoto é depurado por meio de microrganismos não aeróbios. Cada tambor recebeu uma placa circular perfurada e suspensa até um terço da altura do tambor, utilizada para sustentar o material de enchimento permitindo a translocação do efluente. A instalação do sistema foi realizada aproveitando o declive, para que a água percorresse pelo sistema através da gravidade. O terceiro tambor, no qual a água sai filtrada foi conectado ao sistema térmico composto por uma mangueira preta com 60 metros, dos quais 20 metros foram colocados enrolados sob duas telhas de fibrocimento pintadas de preto fosco para uma maior absorção do calor solar e este foi ligado a uma caixa d’água utilizada como reservatório.
Resultados: Para analisar a qualidade da água foram realizadas quatro análises: a primeira às 11 h, a temperatura ambiente estava a 23,7ºC e com radiação solar de 647,9 kj/m³, isso fez com que o sistema térmico não promovesse boa desinfecção apresentando ≥1.600 NMP/100mL de bactérias termotolerantes; segunda análise teve sua amostra coletada às 12 h, com temperatura ambiente de 24,2ºC, ocorreu uma diminuição considerável das bactérias, 280 NMP/100mL; na terceira análise, a coleta foi feita às 13 h, com temperatura ambiente de 27,2ºC e radiação solar de 2409,0 kj/m³, a temperatura do sistema de aquecimento se elevou, chegando a 59ºC havendo uma redução significativa no número de bactérias, sendo 39 NMP/100mL; na quarta, às 15 h a temperatura ambiente estava quase 2 graus a mais do que na análise anterior, com isso, a temperatura do sistema térmico foi para 60ºC obtendo um índice de bactérias menor que 2 NMP/100mL.
Considerações finais: Através das análises observou-se que houve redução considerável no nível populacional dessas bactérias termotolerantes à medida que a temperatura se elevava com a radiação solar, com isso, pode-se afirmar que o sistema de tratamento utilizado é uma forma eficaz no tratamento das águas residuais, podendo esta ser usada por sistemas de irrigação em pomares, cerais, pastagens entre outros, pois, segundo as determinações da NBR 13969 (ABNT), a água tratada deve estar em conformidade com os parâmetros recomendados a respeito da classe 4 desta norma, quando nível populacional de coliformes termotolerantes seja inferior a 5000 NMP por 100 mL.