Este artigo aborda uma análise da representação da identidade cultural atribuída pelos professores aos alunos deficientes da EJA, como requisito de finalização de disciplina no programa de mestrado do ProDic/UNEAL no semiárido do Município de Arapiraca/AL. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir a representação da identidade na cultura de inclusão educacional de jovens e adultos com deficiência. Apresenta, nessa lógica, uma breve exposição das principais correntes doutrinárias dos Estudos Culturais acerca da constituição da identidade cultural dos sujeitos estigmatizados pelos professores, por meio do processo de interação e do discurso social no mesmo ambiente escolar. Dessa forma, o estudo foi realizado mediante uma pesquisa bibliográfica de modo a possibilitar reflexões acerca da visão da educação inclusiva pelo professor, numa busca pela representação da identidade cultural dos alunos deficientes na EJA. Ademais, buscou-se esclarecer sobre a possibilidade de promover concepções de inclusão dentro da sua vivência e em suas experiências no cotidiano em sala de aula diante dos desafios a eles apresentados, para tentar favorecer, portanto, o aprendizado das pessoas jovens e adultas deficientes, com o fito de refletir no desenvolvimento destas.