A LUDICIDADE COMO PRÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS
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Partindo do pressuposto de que a alfabetização e o letramento são fundamentais para que o indivíduo possa exercer os seus direitos e deveres perante a sociedade, ressalta-se a necessidade de promoção de políticas educacionais que visem o fortalecimento da EJA, como única alternativa àqueles que não tiveram acesso à escolarização, por motivos de negação de oportunidades ou inadequação ao sistema escolar vigente. Nesse contexto, atividades lúdicas tornam-se potentes instrumentos de auxílio à aprendizagem, se organizadas de forma sistematizada e com objetivos definidos, de forma a oferecer aos educandos um espaço atraente e propício aos processos educativos. Os altos índices de analfabetismo no Brasil nos colocam em descompasso com as transformações políticas e sociais necessárias ao cenário pós-moderno. Essa realidade pode ser facilmente percebida em proporções ampliadas no Sertão do Semiárido Piauiense, região marcada pela seca, baixos índices pluviométricos, escassez de recursos hídricos e a atividade pecuária e agricultora, que, coloca o sertanejo como principal protagonista deste cenário. Esta pesquisa, por sua vez, aponta para esta realidade. Constrói-se no formato de pesquisa bibliográfica e relato de experiência, a partir de discussões empreendidas na disciplina Fundamentos de Educação de Jovens e Adultos, ministrada no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, na Universidade Federal do Piauí, campus Senador Helvídio Nunes de Barros. A pesquisa ressaltada pela experiência possibilitou compreender que o lúdico tem grande importância na construção do conhecimento na Educação de Jovens e Adultos e, nessa condição, resulta em aporte fundamental na superação de muitos obstáculos, principalmente o analfabetismo, na modalidade EJA, no semiárido piauiense. O referencial teórico que sustenta esta produção compreende-se nas obras de Soares (2003), Vietro (2013), Cunha (2013), dentre outros. Cabe ao professor, enquanto mediador do ensino, buscar meios para que o aluno obtenha êxito nos processos de aprendizagem, na tentativa de promover um ensino não infantilizado, respeitando a realidade dos alunos adultos. De acordo com os professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, ainda existem muitas dificuldades em trabalhar dessa maneira. Para além dos resultados positivos sobre a ludicidade na Educação de Jovens e Adultos, a experiência possibilitou firmar que o lúdico tem grande importância na construção do conhecimento, sobretudo daqueles que, por motivos quaisquer, não tiveram oportunidades educacionais ou o sistema tradicional de ensino lhes negou (ou nega) oportunidades inclusivas. 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