A EDUCAÇÃO NO CAMPO E PARA CAMPO: UM BREVE ESTUDO EM TRÊS ESCOLAS DO SEMIÁRIDO NO MÉDIO OESTE POTIGUAR.
"2018-12-07 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50470 "edicao_id" => 103 "trabalho_id" => 107 "inscrito_id" => 923 "titulo" => "A EDUCAÇÃO NO CAMPO E PARA CAMPO: UM BREVE ESTUDO EM TRÊS ESCOLAS DO SEMIÁRIDO NO MÉDIO OESTE POTIGUAR." "resumo" => "A educação no campo e para campo estar inserida no novo capitulo das políticas públicas da educação brasileira, pós 1996, regulamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB, na qual assegura as novas práticas educativas no contexto das escolas do campo. Frente a esse novo cenário, a pesquisa intitula-se educação no campo para o campo: um breve estudo em três escolas do semiárido no médio oeste potiguar , objetivando analisar as ações do programa escola ativa para turmas multisseriadas no âmbito das três escolas rurais, atualmente denominada escola do campo. Para o estudo, optamos por pesquisa qualitativa com estudo de caso. Na recolha dos dados utilizamos uma entrevista com questões semiestruturadas, com três professoras que atuam nas referidas escolas. Para a construção do objeto investigado apoiamos nos teóricos da área, entre eles: Arroyo ; Caldart ; Molina (2004); Brandão (2004), as legislações da educação brasileira e documentos do Ministério da educação que trata do programa escola ativa. O estudo constatou importantes ações do programa escola ativa: como o material para a formação dos professores, metodologia inovadora para auxiliar às práticas de ensino e aprendizagens, mas lamentavelmente, a descontinuação do programa fez com que desmotivasse os professores a utilizando da proposta metodológica escola ativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO DO CAMPO, , ESCOLA ATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD1_SA13_ID923_25102018094313.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-09 19:09:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA MORAES LEITE COSTA" "autor_nome_curto" => "ANTONIA" "autor_email" => "antoniamorais46@yahoo.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conadis" "edicao_nome" => "Anais CONADIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018" "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png" "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00" "publicacao_id" => 56 "publicacao_nome" => "Revista CONADIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50470 "edicao_id" => 103 "trabalho_id" => 107 "inscrito_id" => 923 "titulo" => "A EDUCAÇÃO NO CAMPO E PARA CAMPO: UM BREVE ESTUDO EM TRÊS ESCOLAS DO SEMIÁRIDO NO MÉDIO OESTE POTIGUAR." "resumo" => "A educação no campo e para campo estar inserida no novo capitulo das políticas públicas da educação brasileira, pós 1996, regulamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB, na qual assegura as novas práticas educativas no contexto das escolas do campo. Frente a esse novo cenário, a pesquisa intitula-se educação no campo para o campo: um breve estudo em três escolas do semiárido no médio oeste potiguar , objetivando analisar as ações do programa escola ativa para turmas multisseriadas no âmbito das três escolas rurais, atualmente denominada escola do campo. Para o estudo, optamos por pesquisa qualitativa com estudo de caso. Na recolha dos dados utilizamos uma entrevista com questões semiestruturadas, com três professoras que atuam nas referidas escolas. Para a construção do objeto investigado apoiamos nos teóricos da área, entre eles: Arroyo ; Caldart ; Molina (2004); Brandão (2004), as legislações da educação brasileira e documentos do Ministério da educação que trata do programa escola ativa. O estudo constatou importantes ações do programa escola ativa: como o material para a formação dos professores, metodologia inovadora para auxiliar às práticas de ensino e aprendizagens, mas lamentavelmente, a descontinuação do programa fez com que desmotivasse os professores a utilizando da proposta metodológica escola ativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO DO CAMPO, , ESCOLA ATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD1_SA13_ID923_25102018094313.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-09 19:09:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA MORAES LEITE COSTA" "autor_nome_curto" => "ANTONIA" "autor_email" => "antoniamorais46@yahoo.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conadis" "edicao_nome" => "Anais CONADIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018" "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png" "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00" "publicacao_id" => 56 "publicacao_nome" => "Revista CONADIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }