A educação no campo e para campo estar inserida no novo capitulo das políticas públicas da educação brasileira, pós 1996, regulamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB, na qual assegura as novas práticas educativas no contexto das escolas do campo. Frente a esse novo cenário, a pesquisa intitula-se educação no campo para o campo: um breve estudo em três escolas do semiárido no médio oeste potiguar , objetivando analisar as ações do programa escola ativa para turmas multisseriadas no âmbito das três escolas rurais, atualmente denominada escola do campo. Para o estudo, optamos por pesquisa qualitativa com estudo de caso. Na recolha dos dados utilizamos uma entrevista com questões semiestruturadas, com três professoras que atuam nas referidas escolas. Para a construção do objeto investigado apoiamos nos teóricos da área, entre eles: Arroyo ; Caldart ; Molina (2004); Brandão (2004), as legislações da educação brasileira e documentos do Ministério da educação que trata do programa escola ativa. O estudo constatou importantes ações do programa escola ativa: como o material para a formação dos professores, metodologia inovadora para auxiliar às práticas de ensino e aprendizagens, mas lamentavelmente, a descontinuação do programa fez com que desmotivasse os professores a utilizando da proposta metodológica escola ativa.