A COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM: ENSINANDO E APRENDENDO A PARTIR DO VÍDEO-ESQUETE
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49386 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 130 "inscrito_id" => 433 "titulo" => "A COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM: ENSINANDO E APRENDENDO A PARTIR DO VÍDEO-ESQUETE" "resumo" => "Na enfermagem, a comunicação, concebida como um processo recíproco em que ocorre um compartilhamento de significados, ideias e propósitos, é fundamental para que o profissional possa produzir o cuidado em saúde. Nesse contexto, deve-se ressaltar o processo de formação do enfermeiro, visto que mudanças na atuação do profissional de saúde passam pelo modo como esse sujeito está aprendendo. Sob essa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência da utilização do vídeo-esquete como estratégia de ensino-aprendizagem sobre a temática de comunicação em Enfermagem, na disciplina de Semiologia e Semiotécnica I ministrada no curso de Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, em Aracati-Ceará. Em relação aos aspectos metodológicos, trata-se de relato de experiência, em que se descreve o processo de planejamento e concepção do vídeo-esquete. De início, formulou-se o plano de apresentar situações comuns nos atendimentos da Estratégia Saúde da Família - ESF. As gravações ocorreram nas dependências da residência de uma das integrantes da equipe, após ter sido elaborado o roteiro norteador. Foram gravadas cinco cenas, cada uma com duração de dois minutos: fofoca no ambiente de trabalho; vínculo frágil com as necessidades do sujeito que procura o serviço de saúde; ausência de comunicação não verbal; abordagem verbal equivocada e utilização de linguagem excessivamente técnica. A experiência de realizar esse vídeo foi relevante para o processo formativo e, por conseguinte, o futuro exercício profissional, visto que se pode experienciar os dois lugares da relação terapêutica, constatando as dificuldades enfrentadas na comunicação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENFERMAGEM" "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO, ENFERMAGEM, ENSINO-APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA50_ID433_16082017183807.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "LORENA LIMA" "autor_email" => "lorelimas45@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE (FVJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49386 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 130 "inscrito_id" => 433 "titulo" => "A COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM: ENSINANDO E APRENDENDO A PARTIR DO VÍDEO-ESQUETE" "resumo" => "Na enfermagem, a comunicação, concebida como um processo recíproco em que ocorre um compartilhamento de significados, ideias e propósitos, é fundamental para que o profissional possa produzir o cuidado em saúde. Nesse contexto, deve-se ressaltar o processo de formação do enfermeiro, visto que mudanças na atuação do profissional de saúde passam pelo modo como esse sujeito está aprendendo. Sob essa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência da utilização do vídeo-esquete como estratégia de ensino-aprendizagem sobre a temática de comunicação em Enfermagem, na disciplina de Semiologia e Semiotécnica I ministrada no curso de Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, em Aracati-Ceará. Em relação aos aspectos metodológicos, trata-se de relato de experiência, em que se descreve o processo de planejamento e concepção do vídeo-esquete. De início, formulou-se o plano de apresentar situações comuns nos atendimentos da Estratégia Saúde da Família - ESF. As gravações ocorreram nas dependências da residência de uma das integrantes da equipe, após ter sido elaborado o roteiro norteador. Foram gravadas cinco cenas, cada uma com duração de dois minutos: fofoca no ambiente de trabalho; vínculo frágil com as necessidades do sujeito que procura o serviço de saúde; ausência de comunicação não verbal; abordagem verbal equivocada e utilização de linguagem excessivamente técnica. A experiência de realizar esse vídeo foi relevante para o processo formativo e, por conseguinte, o futuro exercício profissional, visto que se pode experienciar os dois lugares da relação terapêutica, constatando as dificuldades enfrentadas na comunicação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENFERMAGEM" "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO, ENFERMAGEM, ENSINO-APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA50_ID433_16082017183807.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "LORENA LIMA" "autor_email" => "lorelimas45@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE (FVJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }