A articulação e a especialização de funções são características cada vez mais notórias no sistema de cidades que compõem a realidade dinâmica do mundo contemporâneo. A Rede Urbana, enquanto conjunto de centros funcionalmente articulados (CORREA, 1989), demonstra ser um aspecto inerente ao mundo globalizado atual e, tratando-se de um fato da vivência atual, faz suscitar a discussão de como está sendo abordado na Educação Básica, enfatizando o Ensino Médio, os temas referentes aos estudos sobre Rede Urbana. Objetivando analisar o atual processo de ensino-aprendizagem referente ao conceito de Rede Urbana na Geografia Escolar, o presente artigo tece uma abordagem acerca dos elementos que fazem parte dos estudos da Rede Urbana, além de inserir a discussão da Educação Geográfica como primordial no processo de significância dos temas da Geografia e na busca de tornar o conceito de Rede Urbana mais palpável para a realidade do aluno. A metodologia da pesquisa aborda os principais recursos para análise da presente investigação, que consistem nos espaços educacionais a serem tomados como amostra de análise: uma Escola da rede pública e outra da rede privada de ensino na cidade de Fortaleza; entrevistas acerca da explanação do conteúdo pelos professores; a apresentação de uma oficina em cada colégio; além do exame nos temas referentes ao conceito de Rede Urbana nos livros didáticos das escolas. Dessa forma, o artigo visa contribuir com a investigação na temática do Ensino de Geografia, estabelecendo debates e criticas própria a Geografia Escolar atual no que concerne à abordagem da Rede Urbana.