Espera-se que a formação universitária esteja pautada no tripé ensino, pesquisa e extensão. No entanto, a nível curricular há uma predominância do ensino em detrimento da pesquisa e extensão. Na graduação, a pesquisa comumente está presente em ambientes extracurriculares e de modo incipiente. O objetivo desse estudo foi compreender como se dá a integração do ensino e pesquisa presentes nos currículos de cursos de graduação das universidades brasileiras. Realizamos uma revisão de literatura do tipo revisão integrativa na base de dados da Scientific Electronic Library Online – SciELO Brasil. Utilizamos como critérios de inclusão artigos que estivessem dentro do recorte temporal delimitado até junho de 2016, também optamos por artigos que estivessem escritos em língua portuguesa. Para o processo de busca foram utilizados a combinação de descritores: ensino e pesquisa, pesquisa e currículo. Foram selecionados sete artigos que preenchiam os critérios de inclusão, a amostra foi categorizada para então ser analisada criticamente e por fim, elaborada uma síntese dos estudos que compuseram nossa amostra. Concluímos que a discussão sobre a integração do ensino e pesquisa está presente em estudos do campo da saúde, pois, não foram encontrados em nossa busca estudos dos demais campos. Por meio da nossa revisão integrativa evidenciamos que a integração ensino e pesquisa é quase inexistente na graduação, e que a sua utilização nos cursos de graduação requer o interesse do professor, pois se o mesmo não efetua a pesquisa de modo curricular ou extracurricular, ela não existirá.