A utilização do cinema como recurso para o ensino não representa nenhuma novidade, embora seus usos tenham sido, sensivelmente, revistos nos últimos anos. Isso deve-se ao fato de que, inicialmente, a linguagem cinematográfica era vista como apenas uma forma de ilustrar um evento ou paisagem, não era tomada como uma fonte capaz de produzir inúmeras problematizações a seu respeito, ou seja, tornou-se uma forte ferramenta para o discente propagar o seu ensino e o conhecimento de uma forma clara e sucinta para seus discentes. O filme em sala de aula além de ser uma forte ferramenta para o docente no que tange explorar esse recurso, sobre todas as temáticas envolvidas fazendo com que os discentes aprendam de uma forma mais atrativa e convidativa para o seu aprendizado fazendo com que ele se interesse mais pela disciplina de ciências e com isso ele se estimule a procurar o conhecimento nesta nova metodologia de ensino que é o filme, com isso o discente não ficará bitolado só ao livro didático, a lousa ou apresentação de slides no projeto. A presente pesquisa faz uma relação perceptiva juntos aos discentes da Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo sobre o uso de filmes a partir da coleta de dados realizada nesta escola municipal localizada na cidade de Alto do Rodrigues Rn, com alunos do nono ano do ensino fundamental da disciplina de ciências. Para isso, os alunos, através de questionários responderam questões pertinente ao uso de filmes em sala como forma de ensino aprendizagem, explorando metodologias e recursos para seu uso. O cinema através de seus filmes comerciais, remete-nos ao presente, passado e futuro das descobertas científicas e tecnológicas, podendo ser abordado envolvendo vários aspectos da história e da ciência, conteúdos estes que podem ser explorados pelos docentes, sem ser preciso na maioria das vezes o uso do livro didático e a escrita na lousa, o docente consegue passar os conteúdos de ciências de uma forma atrativa e prazerosa para o discente que aprenda, associando cenas de filmes ao conteúdo proposto da disciplina de ciências.